20/01/2023 15:41 | Tecnologia e InovaçãoInstitucional

migração

E-mails Institucionais do Governo de Alagoas recebem nova plataforma

Órgãos e Secretarias passarão a ter seus endereços institucionais em novo servidor mais moderno e criptografado

Ascom Itec

Isaac Moraes/Itec Alagoas

O Itec Alagoas dá continuidade à migração dos e-mails estaduais da antiga plataforma Expresso Livre para a plataforma Zimbra, mais moderna, intuitiva e segura. Em breve, os e-mails de todos os servidores do Governo de Alagoas estarão funcionando com novo layout e mais segurança.

O projeto de modificação dos e-mails Institucionais iniciou-se já há algum tempo, quando a plataforma Expresso Livre, desenvolvida pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná – Celepar, foi descontinuada.

“Alguns órgãos e secretarias já migraram seus e-mails, como o Detran Alagoas e a Secretaria de Segurança Pública (SSP), que já foi migrada por completo. As novas secretarias já estão dentro do Zimbra, que possui a vantagem de ser uma tecnologia mais atual, oferecendo mais segurança na utilização de criptografia, não permitindo brechas de segurança que possam ocasionar em captura de mensagem na transmissão” explicou Juliano Araújo, gerente de operações do Itec.

Para Cecília Manzini, gerente de TI do Alagoas Previdência, uma das maiores vantagens do Zimbra é a integridade na entrega das mensagens. “Fui usuária do Expresso desde 2013 e sentia a dificuldade quanto ao espaço de armazenamento, os anexos por vezes chegavam ao destino com arquivo corrompido e, principalmente, a comunicação com servidores externos como Gmail e Hotmail era difícil. Hoje, com o Zimbra, o ambiente é bem mais confiável e garantido quanto a entrega das mensagens e arquivos enviados/recebidos. Desde que comecei a usá-lo, não tive nenhum dos problemas relatados anteriormente. Os demais usuários da Alagoas Previdência também retornaram satisfação no uso da nova plataforma”, informou Manzini.

Na Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), a mudança de plataforma também foi aprovada. “O Itec está trabalhando arduamente nas melhorias de sua infraestrutura e conectividade do Estado, por isso parabenizo toda equipe do Instituto pela substituição do Expresso, todos estão elogiando o Zimbra, principalmente com relação à facilidade de uso e confiança no envio e recebimento das mensagens. Até o momento está tudo ok e vale salientar que, tecnicamente, este processo abrange segurança, performance, melhoria de aspectos técnicos e muito mais” disse Kerchenn Elteque, Coordenador da Unidade Gestora de Projetos e Transformação Digital da Seplag.

O Zimbra possui interface intuitiva, considerada mais robusta, usa novas tecnologias que possibilitam proteção mais eficaz junto aos protocolos específicos para envio e recebimento de e-mails, como os protocolos POP3, SMTP, IMAP.

“Para acessar o novo e-mail, os usuários agora acessam o endereço webmail.itec.al.gov.br, usam o login que geralmente é nome ponto sobrenome mais @ a sigla do órgão/secretaria, seguido do domínio al.gov.br. Quem ainda não tiver migrado, deverá fazê-lo o quanto antes, para não ficar sem uso do e-mail institucional, pois em breve vamos de fato desligar o Expresso Livre” finalizou o gerente de operações do Itec.

Para realizar a solicitação de migração junto ao Itec, é necessário abrir um chamado na Central de Serviços do Instituto, o que pode ser feito via e-mail no endereço centraldeservicos@itec.al.gov.br ou pelo portal da Central, no endereço centraldeservicos.itec.al.gov.br, utilizando mesmos login e senha do e-mail institucional. É necessário também que algumas regras importantes sejam lidas pelos usuários antes da migração. Essas regras podem ser encontradas no link https://www.itec.al.gov.br/arquivos.