14/12/2021 17:29 | Alagoas Contra Fake

É fato: HGE passou atender apenas casos de emergência; em casos de urgência as UPAs devem ser procuradas

Entenda a diferença entre urgência e emergência e saiba onde ir em cada situação


Divulgação


Secom Alagoas

Vários sites de notícias veicularam que o Hospital Geral do Estado (HGE) passou a atender apenas casos de emergência. A informação é verdadeira. Desde o fim de novembro, a Secretaria de Saúde Alagoas (Sesau) realizou a mudança no sistema de atendimento e os casos de urgência agora são atendidos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

Por 40 anos, a maior unidade hospitalar do Estado recebeu pacientes com todos os tipos de patologias, mas agora, com diversas novas unidades de saúde entregues à população e com o objetivo de organizar a Rede de Saúde Pública e desafogar o HGE, a Sesau realizou alterações na porta de entrada da urgência. Desde o dia 26 de novembro, os pacientes em casos de urgência são redirecionados para as UPAs.




A partir de então, deve-se procurar o HGE em casos de emergência, quando a situação implica em risco de morte iminente. São exemplos de casos emergenciais: agressões físicas, acidentes de trânsito, choques elétricos graves, picada ou mordida de animais peçonhentos, forte sangramento, dor forte no peito, dificuldade respiratória, intoxicação, sangue no vômito, na urina ou nas fezes, grave reação alérgica, febre alta permanente e convulsões.

Para aperfeiçoar o atendimento, ao chegar na unidade hospitalar, o usuário passará pela Classificação de Risco, na Área Azul, que vai direcioná-lo para o atendimento emergencial ou orientá-lo a procurar a unidade mais adequada para o atendimento de urgência.

Em casos de urgência, como fraturas, deslocamento, torções, crise de asma brônquica, transtornos psiquiátricos, dor abdominal moderada, febre maior que 38 graus há pelo menos 48 horas, mais de um episódio de vômito em até 12 horas, o paciente deve se dirigir imediatamente a uma das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Esses casos são considerados de urgência, pois não apresentam risco de morte imediata, mas podem evoluir para complicações mais graves caso não haja atendimento médico em tempo hábil.

Funcionam na capital as UPAs dos bairros do Jacintinho, Tabuleiro do Martins, Cidade Universitária, Jaraguá, Trapiche e Benedito Bentes. A UPA de Chã da Jaqueira está sendo construída e deve ser inaugurada no início de 2022.

O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, destaca a importância da mudança. “O HGE recebeu um importante reforço com a chegada das novas UPAS, que atendem quase duas mil pessoas por dia. Pensando no bem-estar da população e de uma melhor resolutividade nos atendimentos, iniciamos uma transição na porta de atendimento de urgência e é muito importante que a população entenda quais os atendimentos são exclusivos das UPAS para que o HGE fique destinado ao atendimento de pacientes de emergência”, pontuou o secretário.

Alagoas Sem Fake

Com foco no combate à desinformação, a editoria Alagoas Sem Fake verifica, todos os dias, mensagens e conteúdos compartilhados, principalmente em redes sociais, sobre assuntos relacionados ao novo coronavírus em Alagoas e outros temas. O cidadão poderá enviar mensagens, vídeos ou áudios a serem checados por meio do WhatsApp, no número: (82) 98161-5890. Clique aqui para enviar agora.