26/03/2024 12:20 | Saúde

Duas egressas da Uncisal tomam posse na Prefeitura de Marechal Deodoro

Formadas em Enfermagem e Fonoaudiologia, as mais novas servidoras defendem a importância de aproveitar as oportunidades da graduação

Ascom Uncisal

Danielle Cândido / Ascom Uncisal

“Acredito que o diferencial de ser aluno da Uncisal [Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas] é o leque de oportunidades que a universidade proporciona”. A afirmação é da egressa do curso de Enfermagem Yhasmin Santos, recém-empossada como servidora pública da Prefeitura de Marechal Deodoro. Ela também acumula a conquista por ser aprovada em duas residências.

Antes de tomar posse no município, Yhasmin Santos foi aprovada em 2º lugar na Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e Idoso do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Em 2023, também foi aprovada em 1º lugar na Residência de Enfermagem em Infectologia da Universidade de Pernambuco (UPE). Conquistou ainda o 4º lugar no Exame Nacional de Residência – Enare Alagoas 2023 e 27ª colocação nacional.

“Durante a graduação, participei de atividades de ensino, pesquisa e extensão, o que me permitiu conhecer áreas e caminhos que eu poderia trilhar após a graduação, como a residência, por exemplo”, lembrou Yhasmin Santos, que concluiu o curso de Enfermagem em 2022. “Tive excelentes professores que foram referência para mim e espelho para as minhas escolhas futuras. Também fiz amizades que tornaram a caminhada mais leve e que hoje também são motivo de orgulho para a universidade”, acrescentou.

Para Yhasmin Santos, os estudantes da Uncisal devem aproveitar ao máximo as oportunidades que a universidade proporciona. “Considero muito importante o envolvimento em atividades de ensino, pesquisa e extensão, pois elas nos apontam possibilidades e nos fazem crescer enquanto graduandos e futuros profissionais”, destacou ela, concluindo que “é importante traçar, desde a graduação, as metas futuras, a curto, médio e longo prazo, pois o planejamento é parte importante do sucesso”.

Vínculo com a instituição

A egressa do curso de Fonoaudiologia Marília Gabriela Serafim também foi aprovada no concurso público da Prefeitura de Marechal Deodoro para o cargo de sua formação, concluída em 2021. Ela conquistou uma série de aprovações desde a graduação à atuação profissional: “Finalizei a graduação e passei na residência, finalizei a residência e passei no concurso, como também fui convidada para ensinar na Uncisal”.

Além de ser fonoaudióloga da Prefeitura de Marechal Deodoro, Marília Gabriela Serafim é supervisora do estágio de Fonoaudiologia em Saúde Coletiva da Uncisal e colaboradora do projeto de extensão Provoz - Promoção de atenção à saúde e bem-estar vocal docente. “A Uncisal me permitiu muitas experiências, os professores sempre foram muito abertos para participar de projetos, pesquisas e práticas que aperfeiçoaram mais o meu currículo acadêmico”, explicou.

O vínculo de Marília Gabriela Serafim com a Uncisal começou na graduação, continuou com a conclusão da Residência Multiprofissional em Saúde da Família, encerrada em 2024, e a história continua na sala de aula, agora como docente convidada.“É importante aproveitar o tempo na graduação, conhecer os professores, percorrer diferentes áreas da Fonoaudiologia, como também os programas de pós-graduação, visto que são espaços onde podemos exercitar a nossa formação por dois anos e fortalecer a nossa prática”, encerrou.