05/05/2023 19:35 | Cultura

Dos palcos ao pátio, Teatro e Música marcam a programação do Dia Alagoano do Teatro

De novos artistas, a grandes mestres, as comemorações começam no próximo dia 9 e vão até o dia 14


Ascom Diteal


Paulo Canuto / Ascom Diteal

A Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal) elaborou uma vasta programação em comemoração ao Dia Alagoano do Teatro, celebrado em 14 de maio, com apresentações que vão da música ao teatro, dos palcos para os pátios do Complexo Cultural Teatro Deodoro. As apresentações têm início na próxima terça-feira (9), logo cedinho, às 9h da manhã. Em sua grande maioria, os espetáculos serão gratuitos.

 

Uma das características da Diteal em todas as suas ações é a de formação de plateias. Sendo assim, foi e é desenvolvido um trabalho intenso de contato com as secretarias de Educação, tanto do estado, quanto do município, para trazer alunos da rede pública para prestigiar os espetáculos.

 

“Para nós, ter a casa cheia é uma forma de oportunizar que mais e mais pessoas possam frequentar esse espaço. Por isso, ter alunos aqui, consumindo arte, nos traz o sentimento de dever cumprido”, conta Sandra Menezes, diretora-presidente da Diteal.

 

Alexandre Holanda, gerente artístico-cultural da Diteal, conta que o dia 14 de maio, data de aniversário da atriz, dramaturga, diretora, professora e ativista cultural Linda Mascarenhas, foi instituído em 2003, como o Dia Alagoano do Teatro.

 

“Em Linda temos a representatividade de grandes nomes do teatro alagoano, das mais diversas gerações. Ela retomou o movimento do teatro amador alagoano em 1944, quando não se tinha registro algum. por mais de 30 anos, de nenhum movimento das artes cênicas no estado”, disse Holanda.

 

Há mais de 20 anos, a Diteal, vem elaborando uma programação especial para celebrar a data, não para fazer festa apenas, mas para celebrar, fortalecer, motivar, unir, criar e trazer artistas e público para os teatros Deodoro e Arena Sérgio Cardoso, para vivenciar a magia do teatro e, mais que isso, mostrar a força do teatro alagoano.

 

Em 1955 funda a Associação Teatral das Alagoas (ATA), que foi um grande celeiro do fazer teatro em Alagoas, e ousou trazendo nomes de referência nacional para trazer descobertas de novas linguagens. Trouxe ainda o amadurecimento profissional para os artistas da área, e é inegável a força o seu legado até os dias atuais.

 

Outro compromisso da Diteal ao montar uma comemoração dessa natureza é juntar o “velho e o novo” no mesmo lugar. Abrindo a programação, o ator Chico de Assis trará Jorge de Lima para o Teatro Deodoro, e o mestre Chau do Pife, que fará uma cantoria com seus passarinhos no pátio do Teatro de Arena Sérgio Cardoso.

 

O ‘novo’ também estará muito bem representado pelos novos talentos, como os alunos da Universidade Federal de Alagoas, Ufal, que também representam a Associação Teatral das Alagoas (ATA). Em sua estreia, os jovens músicos da Camerata Ero Dictus fazem uma edição especial do Quartas Eruditas. Também estão previstos o lançamento de um projeto de câmara e um quarteto de cordas com músicos da Orquestra Filarmônica de Alagoas, entre outras atrações.

 

A programação é vasta e, além do teatro e da música, também estão incluídas performances, uma exposição, ensaio aberto e um espetáculo inteiramente montado para essa comemoração, fruto de uma imersão com o ator Cleyton Alves.

“Contamos com a presença de vocês, a arte é feita para vocês. Teremos os palcos ocupados de 9 a 13 de maio, com uma vasta programação pela manhã, tarde e noite. Venham ser parte da nossa história e do nosso fazer artístico”, finaliza Holanda.

 

Confira a programação completa:


Terça - feira (9/5)


Teatro Deodoro - gratuito

Chico de Assis conta Jorge de Lima e “A invenção da Poesia”

1ª sessão 9h / 2ª sessão 14h / 3ª sessão 19h

Foyer Teatro Deodoro - gratuito

Exposição Jorge de Lima – Uma linha do tempo


Teatro de Arena Sérgio Cardoso - gratuito

19h30 Lançamento Concerto Série "Câmara" Orquestra Filarmônica de Alagoas - ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/serie-camara/1981213


Sala de Música - gratuito

9h às 12h - Ensaio aberto Clube do Jazz Maceió


Quarta-feira - 10/5


Teatro Deodoro

“A Infância da Inocência”

14h30 - gratuito


Sala de Música

15h - “Quartas Eruditas” - gratuito


Teatro de Arena Sérgio Cardoso - gratuito

20h30 - "Elegia - Malabarismo Lírico" com Lisete Farias (faixa etária +13)


Pátio do Teatro de Arena - gratuito

21h10 - "Voo a Caminhar", com Ygo, Eduardo Pereira e Marcos Topete


Quinta-feira - 11/5


Teatro Deodoro

1ª sessão - 14h30 Estréia "Cadáveres" - ATA (faixa etária +16) - gratuito

2ª sessão - 19h30 "Cadáveres" - ATA (faixa etária +16) Venda de ingressos - https://www.sympla.com.br/evento/cadaveres/1963251


Teatro de Arena Sérgio Cardoso

19h30 “Treze Umbigos com Ane Oliva” Espetáculo teatral - Gratuito


Pátio do Teatro de Arena

20h30 - Chau do Pife e os Pássaros Aberto - gratuito


12/5 – sexta-feira


Teatro Deodoro

20h - Espetáculo Teatral “Aqueles que dizem sim, mas deveriam dizer não” alunos da imersão com Cleyton Alves - gratuito


Teatro de Arena Sérgio Cardoso

20h30 - Show: PlurAL Com: Rodrigo Avelino, Mel Nascimento, Gama Junior e Suzi Mariana

R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia - entrada)


Pátio do Teatro de Arena

21h30 - "Flamenco empoderado, todo dia" Studio Bella Danza - gratuito


Sábado - 13/5

Teatro Deodoro 20h - Umbigo Gratuito

Teatro de Arena Sérgio Cardoso

20h “A vita é tão rara”

Pátio do Teatro de Arena

21h - Recital Performativo intitulado “Mário Erótico”! - gratuito

21h30 Mary Alves e Arielly Oliveira - Gratuito