29/01/2024 10:53 | Segurança

Domingo Aéreo atrai milhares de pessoas para o aeroporto de Arapiraca

Evento contou com atividades como corrida de rua, exposição de aeronaves e exibição de manobras aéreas

Alan Fagner

Alan Fagner/ Ascom SSP

O Comando de Aviação do Estado (Comave), da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), prometeu um dia especial para moradores de Arapiraca e municípios vizinhos e cumpriu. O Domingo Aéreo reuniu milhares de pessoas no aeroporto da cidade, em um dia inteiro de atividades esportivas e culturais.

O evento ocorreu no último domingo (28) e começou logo cedo, às seis da manhã, com a largada da 1ª Corrida dos Falcões. A atividade levou mais de 700 participantes para as ruas de Arapiraca e premiou os primeiros colocados em diversas categorias por faixa etária e distância percorrida.

Willian Jadis Oliveira de Jesus, 32, que conquistou o melhor tempo na categoria geral 5 km, ficou muito satisfeito com o resultado e contente com a participação de tantas pessoas.

“Eu bati o meu recorde pessoal para 18 minutos e 44 segundos, então estou muito feliz. O pódio é uma consequência, ele veio da melhor forma. É muito gratificante quando tem essas corridas assim com a galera, que reúne essa quantidade de público, de corredores e até mesmo pessoas que estão começando na corrida. É um incentivo para outras pessoas que querem sair da zona de conforto”, disse o corredor.

As aeronaves do Comave ficaram expostas ao longo de todo o dia e atraiu a atenção de crianças e adultos que fizeram fila para chegar perto e registrar o momento com fotos e vídeos.

Para o professor Alex Pessoa, 37, o contato com os profissionais e as aeronaves foi uma experiência única para ele e a família.

“Meus filhos estão amando estar aqui, chegar junto, poder tirar foto. Também achei muito interessante a proposta do evento. Não é uma coisa que acontece todo dia, poder ir até os helicópteros, ver os profissionais que trabalham, conversar com eles. Eu achei um contato muito bacana”, disse.

Outro momento marcante do dia ocorreu durante as demonstrações aéreas feitas pelas equipes do Comave. Foram realizadas manobras e demonstrações de resgate por integrantes do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e da Polícia Militar (PM).

A banda de música da PM abrilhantou ainda mais o evento com um repertório eclético e popular, que foi de clássicos da MPB ao pop americano. Foi só iniciar a sua apresentação, que rapidamente uma multidão se aproximou para ouvir, dançar e prestigiar o grupo.

O major Almeida, comandante do Graer, conta que houve um esforço para que os visitantes se sentissem bem-vindos e agradeceu pela presença em massa  dos arapiraquenses. “Abrimos as portas da nossa casa para receber a população de Arapiraca e municípios vizinhos. Fizemos questão de ofertar um ambiente confortável com espaço para as crianças brincarem, com praça de alimentação, além, claro, da exposição de aeronaves. Agradecemos a população de Arapiraca e região por ter comparecido ao evento e prestigiado”, disse o oficial.