25/10/2023 10:10 | InstitucionalEducação

Dois servidores da Educação são homenageados com Medalha Silvio Vianna nesta quinta-feira

Honraria é conferida a servidores públicos estaduais que se destacam em suas áreas de atuação

Servidores da Seduc Marbyo José da Silva e Viviane Marcos Vieira serão homenageados nesta quinta-feira (26)

Ascom Seduc

Iniciativa do Governo de Alagoas, a Medalha do Mérito Silvio Vianna é conferida a servidores públicos estaduais que se destacam em suas áreas de atuação. Ao todo, dez deles serão condecorados com a medalha em 2023, em solenidade marcada para o próximo dia 26 de outubro, no Hotel Jatiúca, em Maceió.

E entre os agraciados estão dois servidores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc): os professores Marbyo José da Silva e Viviane Marcos Vieira de Oliveira.

Marbyo Silva

Marbyo José da Silva nasceu no município de Messias, onde reside e trabalha. Tem 36 anos de idade e é professor efetivo da Escola Estadual Professora Judith Nascimento da Silva, mesma escola na qual concluiu o Ensino Médio.

Sua trajetória é marcada pela dedicação aos estudos, já contabilizando duas graduações: Gestão da Tecnologia da Informação, pela Universidade Tiradentes (Unit); e Ciências Biológicas (licenciatura), pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O professor ainda tem especialização em Mídias na Educação e mestrado em Ensino de Biologia, também pela UFAL.

O trabalho do professor ganhou destaque após Marbyo organizar um dos maiores eventos da educação na cidade de Messias, o ESTIC 2019, incentivando os estudantes a desenvolverem jogos, quadrinhos e projetos científicos que, inclusive, já estiveram presentes em várias mostras Brasil afora. Este ano, também foi homenageado durante sessão solene na Câmara Municipal de Messias, em razão dos relevantes serviços prestados na área da educação.

Viviane Oliveira

Viviane Marcos Vieira de Oliveira é natural de São Miguel dos Campos. Ela iniciou sua caminhada na educação em 2007, quando resolveu trocar o curso de Direito pelo de História. Já em 2013, antes de concluir a faculdade, prestou concurso para a Educação do Estado de Alagoas e foi aprovada em 8º lugar.

Desde então, a servidora vem se destacando nas funções que exerce. No chão de escola, já promoveu diversas ações de incentivo à leitura, fomentando o protagonismo juvenil com o objetivo de aproximar escola e comunidade. Hoje, Viviane é interlocutora de avaliação e gestora de sistema na 2ª Gerência Especial de Educação (GEE).