05/07/2023 14:29 | Educação

Docente Ana Carolina Rocha Gomes Ferreira é a nova Professora Titular da Uncisal

Defesa do memorial acadêmico é um dos momentos mais importantes para um docente do magistério superior


Nova professora titular da Uncisal Ana Carolin Rocha Gomes Ferreira

Divulgação


Danielle Cândido / Ascom Uncisal

A Profa. Dra. Ana Carolina Rocha Gomes Ferreira tornou-se professora titular da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), a promoção ao nível mais alto da carreira universitária. A conquista do título aconteceu na manhã desta quarta-feira (5), virtualmente, durante a solenidade de defesa do memorial acadêmico, que é um dos momentos mais importantes para um docente do magistério superior.


Em 30 minutos, a candidata resumiu sua trajetória de vida dedicada à docência na área de Fonoaudiologia e à atuação clínica. A veia de empreendedorismo da família de Ana Carolina Rocha Gomes Ferreira reflete na sua dupla jornada profissional como professora e fonoaudióloga. “Eu me identifico muito com a parte clínica. Eu gosto do SUS [Sistema Único de Saúde], de atender pacientes”, disse a professora que se especializou na área de motricidade orofacial, com atuação em bucomaxilofacual em pacientes cirúrgicos, com trauma de face e ortodônticos em todas patologias correlatas. 


Em seguida, aconteceu a arguição junto a banca de avaliação, composta pelos docentes Prof. Dr. Pedro de Lemos Menezes (Uncisal), Profa. Dra. Cristiane Cunha Soderini Ferracciu (Uncisal), Profa. Dra. Heloisa Helena Motta Bandini (Uncisal), Profa. Dra. Núbia Rabelo Bakker Faria (Universidade Federal de Alagoas - UFAL) e Profa. Dra. Talamira Taita Rodrigues Brito (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB). 


A Profa. Dra. Talamira Taita Rodrigues Brito disse estar feliz em participar desse rito de passagem e salientou que “a defesa do memorial representa a materialidade de uma história, atravessada por várias relações, escolhas para viver a profissão todos os dias”. Já a Profa. Dra. Núbia Rabelo Bakker Faria destacou que Ana Carolina Rocha Gomes Ferreira está do lado em que a prática, o exercício da profissão, é central. 


“A sua atuação acadêmica é guiada pela sua experiência clínica, seus pacientes e aqueles que são formados por você. Isso se reflete na sua ação como professora e pesquisadora, e, na universidade, você exerce aquilo que faz de melhor”, completou a Profa. Dra. Núbia Bakker.


A Profa. Dra. Heloisa Helena Motta Bandini descreveu momentos importantes com Ana Carolina Rocha Gomes Ferreira: “A veia clínica dela é tão forte. É impressionante vê-la tirar os pacientes de casos de dor grave”. E acrescentou que a história profissional descrita no memorial é resultado de um trabalho de muitos anos que se destaca pela qualidade da clínica realizada e pela instrução na docência: “Ana Carolina é uma referência na área pelo pioneirismo em seu trabalho”.


“Ela cumpriu todas as etapas de sua trajetória com coerência e de forma exemplar”, falou a Profa. Dra. Cristiane Cunha Soderini Ferracciu, frisando a importância da base familiar no processo de formação. “Esse sonho é seu e também dos seus pais, de seu esposo e de suas filhas. Uma família de mulheres fortes, determinadas e independentes - características que vejo em você. Uma mulher ousada e destemida, que atua em áreas diversas com empenho, compromisso e sede de conhecimento”, continuou. 


O Prof. Dr. Pedro de Lemos Menezes, que foi orientador de Ana Carolina no doutorado, destacou que “os estudantes, quando saem da supervisão com você, estão preparados para atuar na área de motricidade orofacial, seguindo o seu exemplo, a sua área de atuação”. Ele acrescentou ainda que o interessante do memorial é a possibilidade de refletir sobre a carreira e decidir sobre as escolhas futuras. “Sua paixão pela clínica contagia as pessoas; sua liderança contribui para obtenção de bons resultados no trabalho; e sua humildade retoma uma questão inicial do ensino que você descreveu no memorial: ‘ser docente é aprender muito mais que ensinar’”.


Foi também o Prof. Dr. Pedro de Lemos Menezes, presidente da banca de avaliação, quem anunciou que o trabalho foi aprovado por unanimidade e parabenizou Ana Carolina Rocha Gomes Ferreira por mais uma vitória. “Agradeço a todos os presentes. É uma emoção muito grande. Quando a gente mora longe, as pessoas que nos recebem se tornam parte da família e aqui em Maceió constitui uma família de suporte. Obrigada a todos!”, finalizou a mais nova Professora Titular da Uncisal.


Trajetória na docência e na clínica

Ana Carolina Rocha Gomes Ferreira é pernambucana, de uma pequena família portuguesa e empreendedora, com laços afetivos harmoniosos. Em Maceió, conheceu seu esposo, que também é professor universitário e de quem recebe a compreensão pelas ausências devido à atividade na docência e na clínica. Com ele, tem duas filhas, que são importantes em sua história pessoal e profissional.


Formou-se numa escola católica e cursou graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Católica de Pernambuco (1996), onde conheceu três colegas de turma que hoje são também professoras da Uncisal: Gabriela Sóstenes, Cristiane Cunha e Edna Morais. Durante a graduação, realizou estágios extracurriculares no Hospital do Câncer de Pernambuco (experiência que resultou em seu primeiro artigo científico) e no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (onde se identificou com a área de patologia), os quais a nortearam para sua formação.


Posteriormente a graduação em Fonoaudiologia, participou de uma imersão profissional no Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (USP), onde reforçou a linha de tendências de alterações da face de pacientes genéticos e patologias correlatas; e também no Hospital Sarah Kubitschek (Brasília). Participou da primeira turma da especialização em Motricidade Orofacial da UFPE e, logo em seguida, ingressou na Uncisal em 2002, onde se dedicou com muito afinco. 


Uma das suas atuações de destaque no início das atividades na Universidade foi o projeto interinstitucional entre os cursos de Fonoaudiologia da Uncisal e de Odontologia da Ufal. A iniciativa, que durou 5 anos, vinculou ainda mais sua história na área de motricidade orofacial, o que gerou também vários trabalhos de conclusão de curso sobre o tema.


Em Maceió, Ana Carolina identificou uma lacuna na organização do mercado de trabalho e fez contribuições relevantes. Ela estruturou o serviço de home care da Unimed, o serviço administrativo da Santa Casa e prestou consultorias para planos de saúde na área da Fonoaudiologia. Atuou na empresa Otoclinic, onde também ministrou aulas na residência.


Por meio do convênio com a Uncisal, concluiu o mestrado em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) pela Universidade Federal de São Paulo (2011). Realizou o doutorado em Química e Biotecnologia pela Universidade Federal de Alagoas (2019), onde se identificou com as áreas de patentes e empreendedorismo.


Em 2019, ingressou como docente no Mestrado Profissionalizante em Ensino na Saúde e Tecnologia da Uncisal e atualmente é professora permanente do curso que conquistou nota 4 na avaliação da Capes. 


Em sua produção intelectual, escreveu artigos científicos, capítulos de livros e resumos publicados em anais; desenvolveu produtos didáticos e patentes; participou de cursos de curta duração vinculados a sua área de atuação e de eventos nacionais e internacionais. Participou ainda de atividades de gestão na universidade.


Atualmente é professora do curso de Fonoaudiologia da Uncisal e professora permanente do Mestrado Profissionalizante em Ensino na Saúde e Tecnologia da Uncisal, coordenadora técnica da Unifono e fonoaudióloga clínica.