02/06/2023 12:03 | Cultura

Diteal promove semana em comemoração ao Dia do Meio Ambiente

Evento gratuito acontece de segunda a sábado, com apresentações culturais, contação de histórias de debates sobre o tema

Feito em parceria com a Feira Agroecológica do Novo Jardim, o evento da próxima semana é gratuito

Ascom Diteal

Agência Alagoas com Ascom Diteal

A Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal) promove, entre a próxima segunda-feira (5) e sábado (10), a Semana Nacional do Meio Ambiente, que tem como objetivo chamar a atenção para o tema – em decorrência ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado na segunda-feira – por meio da arte. Feito em parceria com a Feira Agroecológica do Novo Jardim, o evento é gratuito e contará com palestras, oficinas e apresentações artísticas, entre outros.

De acordo com a Diteal, a ideia da semana é conscientizar a população por meio de uma programação intensa e diversificada, numa espécie de ‘imersão ecopedagógica’ como forma de fazer o público atentar para a necessidade de minimizar os impactos da ação do homem sobre o meio ambiente.

A diretora-presidente da Diteal, Sandra Menezes, ressalta para a importância de usar o equipamento cultural para conscientizar o público em relação a questões ambientais. “Trata-se de um tema que não pode esperar, e nós temos o privilégio de poder contar com a arte agindo ao nosso favor, oferecendo conscientização e também cultura para a população alagoana”, enfatiza.

Para isso, a semana contará com apresentações com instrumentos feitos de material reciclável, contação de história com tema ambiental e debates tendo o meio ambiente como tema. Outro atrativo do evento é a Feira Agroecológica, que além de inserir a agroecologia na programação – com sua ciência e arcabouço social – trará atrações da cultura popular com foco ambiental.

Além disso, o evento da próxima semana trará atividades ecopedagógicas que reúnem oficinas e rodas de conversas, temas como mudanças climáticas, conservação da biodiversidade e soluções sustentáveis para o futuro. “A Semana Nacional do Meio Ambiente vai oferecer uma programação diversificada, que além das atividades formativas e culturais, também será marcada pela comercialização de alimentos saudáveis”, informa Josival Oliveira, um dos organizadores da Feira Agroecológica.

Para Diana Aleixo, que também organiza a feira, a Semana do Meio Ambiente no Teatro Deodoro representa oportunidade única para os cidadãos da região se envolver ativamente na construção de um futuro mais sustentável. “Por meio da educação, da sensibilização e da ação, acreditamos que cada indivíduo pode fazer a diferença na preservação do nosso planeta”, diz.

O gerente artístico-cultural da Diteal, Alexandre Holanda, ressalta que a retomada da parceira com a Feira Agroecológica do Novo Jardim une arte, informação e conhecimento, além de trabalhar a inclusão e conexão de diversos públicos para vivenciar uma semana voltada para a reflexão sobre o meio ambiente. [Ela mostra] o tanto que podemos e temos que interagir de corpo, mente e alma para nos proteger, e o quanto a arte é relevante e aliada para esse entendimento e mudança de comportamento em relação ao mundo”, diz.

Programação:

Segunda-feira (5)

8h - Abertura da Semana do Meio Ambiente e da Feira Agroecológica Novo Jardim

8h30 - Desvendando as mudanças climáticas - ONG Mural do Clima

14h - Musicalizando com sucata: Produção de instrumentos percussivos com material reciclável, com Tido Moraes

19h - Roda de Conversa:  Cannabis Medicinal, desafios e perspectivas

20h30 - Apresentação cultural: Ed Salú

Terça-feira (6)

9h - Mangue Vivo: apresentação de projeto comunitário independente que realiza coleta de lixo em área de mangue no litoral norte

9h - Contação de história com temática ambiental, com a arte educadora Rochelli Messias

15h - Aproveitamento integral de alimentos: Carne de Casca de Banana. Com Rosi Flôr

15h - Espetáculo Bandeira de São João (Teatro Deodoro)

18h30 - Cineclube da Feira: “Saneamento Trágico” (Dir.: Zazo)

20h30 - Apresentação cultural: Micheline Encanta

Quarta-feira (7)

9h - Aproveitamento integral de alimentos: cascas e talos na culinária. Com Morada Cozinha Vegana

10h - Caminhos do Coco Alagoano, com José Marcos Topete

14h - Gestão de resíduos orgânicos com a prática de compostagem. Ambiental Consultoria e Projetos

16h - Pocket show Vento Pereira

18h30 - Cineclube da Feira + Urucum Agroecologia

19h30 - Performance com o elemento fogo, com Lisete Farias

Quinta-feira (8)

9h - Confecção de mudas em vasos feitos com materiais recicláveis e materiais biodegradáveis

14h - Exposição de etnografia sonora e visual da Feira Agroecológica Novo Jardim, com Luana Verçulino

16h Apresentação Cultural: Mesa pra Dois

18h - Apresentação cultural: Fidellis

20h - Apresentação Cultural: Coletivo Roda de Coco

Sexta-feira (9)

9h - Prática de Yoga com Ysa Morada

10h - Roda de Conversa sobre os conflitos no campo

14h - Roda de Conversa: Movimento Mundaú Lagoa Aberta e Manifesto Sururu

20h - Apresentação cultural: Dona Benedita e Banda

21h - Apresentação cultural: Poesia Musicada no Pandeiro

Sábado (10)

10h às 17h - Atendimentos em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS)

10h - Oficina de Macramê com coletivo de agricultoras e artesãs Cores da Resistência

14h - História e expressões do Movimento Hip Hop

20h - G’Rita Lee! Natalhinha Marinho e banda: uma homenagem à Rita Lee

21h30 - EcoBall: Reciclar é Resistir! (Baile Ballroom)

Todos os dias: Casa de Farinha, visitação à feira e ao Complexo Cultural Teatro Deodoro.