19/05/2022 16:45 | ServiçosCultura

Diteal e Chau do Pife abrem inscrições para oficina gratuita de pífano

Aulas serão ministradas de junho a dezembro, na Sala de Música do Complexo Cultural Teatro Deodoro

Chau do Pife vai passar conhecimentos durante oficina de pífano

Ascom Diteal

Paulo Canuto/ Diteal

Ensinar é uma arte. Sendo assim, a Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal), em parceria com o Mestre Chau do Pife, vai oferecer uma oficina de pífano, totalmente gratuita. As inscrições vão de 23 a 27 de maio.

Os interessados devem mandar e-mail para oficinadepifediteal@gmail.com respondendo a duas perguntas: "Você toca algum instrumento?” e “Por que você deseja participar dessa oficina?”. As aulas vão acontecer todas as segundas-feiras, de 6 de junho até o mês de dezembro, no Complexo Cultural Teatro Deodoro.

“Falar que Chau do Pife é um artista incrível chega a ser até redundante, tendo em vista a sua importância para a música. Unir arte e educação, de forma gratuita, é um dos nossos pilares. Qualquer ação que promova o avanço na formação do cidadão é algo precioso para mim e para todos que formam a equipe da Diteal. Passar a arte do pífano para novas gerações faz com que mantenhamos viva uma linda tradição”, destaca Sheila Maluf, diretora-presidente da Diteal.

Todos os pífanos usados na oficina serão fornecidos pela Diteal. Eles foram confeccionados por outro ícone da cultura, o Mestre Gama, que fará uma participação no curso para proporcionar aos alunos uma noção do processo de criação do instrumento musical.

“O objetivo é levar o conhecimento sobre o instrumento para o aluno, porque não tem uma idade certa para aprender a tocar. Então, quando você pega o interesse em querer ensinar a fazer o que você faz, é uma coisa que você vai deixar para outra geração. Eu tenho 64 de idade, destes, 52 são tocando o pife. Essa é a primeira oportunidade que eu tenho para poder passar um pouco do que sei para as pessoas”, comenta Chau.

Ele explica que vai compartilhar seus conhecimentos sobre o instrumento, mas deixa claro: o avanço no aprendizado também depende do empenho de cada um. Os alunos poderão receber os ensinamentos de quem teve como primeiro professor o canto dos pássaros, enquanto ainda era garoto e morava na roça com o pai.  “Eu vou dar o melhor de mim para que, um dia, quando estiver com cabelos brancos, veja alguém em cima do palco tocando alguma coisa; não o que eu ensinei, mas o que ele buscou aprender, porque quem ensina tudo para nós é Deus”, destaca o músico.  “Chau do Pife é Patrimônio Vivo Cultural de Alagoas e, nos unirmos ao artista para oferecer à comunidade o aprendizado com o Mestre, é muito significativo, pois permite o convívio com o mesmo e o acesso ao seu conhecimento. Além disso, fortalece a instituição como espaço de formação e de público”, ressalta Alexandre Holanda, gerente artístico-cultural da Diteal.

Serviço:

O que: Oficina de pífano com Chau do Pife

Quando: de 6 de junho a dezembro

Inscrições: de 23 a 27 de maio

Como se inscrever: o candidato deve mandar e-mail para oficinadepifediteal@gmail.com respondendo a duas perguntas: "Você toca algum instrumento?” e “Porque você deseja participar dessa oficina?”.

Horário das aulas: segundas-feiras, das 9h às 12h, no Complexo Cultural Teatro Deodoro.