03/05/2023 09:29 | Cultura

Diteal divulga edital de ocupação da Galeria de Artes Visuais do Complexo Cultural Teatro Deodoro

Serão selecionadas quatro propostas e as inscrições vão até o dia 15 de junho

Diteal abriu edital para projetos de exposições para ocupação da Galeria de Artes Visuais do Complexo Cultural Teatro Deodoro

Ascom Diteal

A Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal) torna público o edital 002/2023 que trata de concurso público para escolhas de projetos artísticos, ou seja, projetos de exposições, para ocupar a Galeria de Artes Visuais do Complexo Cultural Teatro Deodoro. As inscrições começam, a partir de hoje e vão até o dia 15 de junho. Já o edital, assim como a ficha de inscrição e demais documentos, está disponível no link http://www.diteal.al.gov.br/documentacao-a-cerca-do-edital-para-ocupacao-da-galeria-de-artes-visuais-do-complexo-cultural-teatro-deodoro/#

Além de ter a oportunidade de expor sua arte em dos mais importantes equipamentos artísticos do estado, as propostas selecionadas irão receber uma premiação em dinheiro. Podem participar deste edital, pessoas físicas e jurídicas, os candidatos devem apresentar seus projetos de exposição compatíveis com os espaços e cores da Galeria de Artes, podendo até fazer uma visita técnica antes do envio da proposta, não sendo possível modificar a estrutura da mesma.

“Lançar este edital para ocupação de nossa galeria é mais do que um compromisso da gestão Paulo Dantas e da Diteal. É oportunizar que diversos artistas possam concorrer de forma justa, a mostrar sua arte neste importante equipamento artístico-cultural do nosso estado, sem contar que nós como cidadãos e amantes de arte também ganhamos, pois teremos diversos estilos, traços e histórias dando vida a este espaço”, comemora Sandra Menezes, diretora-presidente da Diteal.

Serão selecionadas quatro propostas, as obras que devem ser relacionadas às artes visuais, devendo seguir algumas dessas modalidades: Criações Digitais, Desenho, Design, Escultura, Fotografia, Grafite, Gravura, Objetos, Pintura, Poesia Visual, Vídeo-arte, Colagem, Instalação, Performance, Body Art, Projetos de Arte Integrada, entre outras manifestações híbridas ou não reconhecidamente relacionadas às artes visuais.

As propostas selecionadas ficarão expostas por um período de tempo pré-estabelecido na Galeria de Artes Visuais do Complexo Cultural Teatro Deodoro, todas essas informações estão descritas no cronograma de atividades, que pode ser acessado na mesma página do edital. “Nada se constrói de forma pontual, um projeto, uma meta, uma missão é um ato contínuo de ações, que vão dando forma, força, se ampliando e proporcionando conquistas concretas. Nosso edital de ocupação da galeria é um exemplo disso, pois reforçamos um dos nossos pilares, que é a democratização deste espaço”, destaca Alexandre Holanda, gerente artístico-cultural da Diteal.

A ocupação da galeria será feita da seguinte maneira: duas exposições irão ocupar os dois pisos da galeria, enquanto as outras duas irão acontecer simultaneamente. Os proponentes deverão enviar projetos de acordo com seu objetivo de ocupação, observando o espaço disponível e o conteúdo artístico de sua proposta. Sendo que todos os projetos irão obedecer ao plano de trabalho integrado ao edital.

Para aqueles que não conhecem a Galeria de Artes Visuais, também está sendo disponibilizada uma planta baixa, para que todos tenham acesso às dimensões dos espaços, salão um, que fica no térreo e o salão dois que fica na parte superior, o mezanino. Assim como foi dito, os candidatos podem fazer uma visita técnica ao local, antes do envio da proposta.