23/08/2023 14:50 | Educação

Dissertação de colaboradora da Fapeal é considerada a melhor do ano pela Ufal

A jornalista Tárcila Cabral teve trabalho selecionado para concorrer a prêmio nacional

Trabalho defendido em setembro de 2022 tem como título “Mediação da Informação em Ciência, Tecnologia e Informação: Estratégia de divulgação científica nos programas de pós-graduação no estado de Alagoas”.

João Monteiro / Ascom Fapeal

Naísia Xavier / Ascom Fapeal

A jornalista Tárcila Cabral, bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), teve o trabalho selecionado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Alagoas (PPGCI Ufal) como melhor dissertação de mestrado de 2023. Isso significa que o trabalho será o indicado para concorrer nacionalmente ao Prêmio ANCIB de Teses e Dissertações.

O prêmio é concedido anualmente pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB) e divulgado durante o Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, que neste ano será realizado em São Cristóvão, Sergipe, no período de 6 a 10 de novembro.

O trabalho foi defendido em setembro de 2022, com o título “Mediação da Informação em Ciência, Tecnologia e Informação: Estratégia de divulgação científica nos programas de pós-graduação no estado de Alagoas”.

Habituada a representar publicamente o trabalho de pesquisadores apoiados pelo Governo de Alagoas, através da comunicação na Fapeal, ela explica que a sua própria pesquisa nasceu diante de um cenário conflituoso nas redes sociais, cheias de “cientistas fabricados”, mediadores de informação com pouco embasamento técnico, e de quem vive a ciência em seus laboratórios, tentando trazer alguma luz à sociedade sobre as questões de sua real competência.

“O meu estudo teve como objetivo analisar a divulgação científica como processo de mediação de informação em CT&I [Ciência, Tecnologia e Informação], mostrando que o caminho pode ser construído pelos Programas de Pós-Graduação locais canalizando esforços no desafio de mediar informações científicas efetivas e com qualidade”, comentou a jornalista.

O trabalho foi orientado pelo professor Edvânio Duarte, e selecionado internamente no PPGCI Ufal, através de uma banca composta pelos Doutores Guilhermina Terra, Marcos Prado e Willian Melo, todos docentes do programa.

“Além da coerência e da consistência da pesquisa, o trabalho da Tárcila Cabral se destaca pela relevância política e social de que se reveste”, diz o orientador: “É patente que vivenciamos momentos de crises marcadas pela desinformação, pelo pseudoconhecimento e pelo negacionismo, que se materializam, muitas vezes, em ataque à ciência e às suas instituições”.

Para o professor Edvânio Duarte, a pesquisadora Tárcila realiza com maestria análises, reflexões e discussões acerca de ações efetivas sobre o diálogo entre a ciência e a sociedade, ao considerar divulgação científica como processo informacional estratégico de mediação nesse diálogo, promovendo conhecimento, esclarecimento e conscientização.