04/02/2022 10:31 |

Disciplinas eletivas e Projeto de Vida serão novidades para turmas da 1ª série do médio da rede pública estadual

Com o Novo Ensino Médio, alunos poderão enriquecer conteúdos trabalhados nas disciplinas da formação geral e planejar seu futuro

Jonathan Lins

Ana Paula Lins

A implantação do Novo Ensino Médio será uma das principais novidades do ano letivo 2022. Em Alagoas, o modelo será instalado de forma gradativa, e, esse ano, abrangerá apenas as turmas da 1ª série - até 2024, as três séries do médio estarão no novo formato. Para os que ingressam na modalidade a partir deste mês, a inovação será a oferta do projeto de vida e das disciplinas eletivas.

O projeto de vida e as eletivas fazem parte dos itinerários formativos, conteúdos que se somam à formação geral básica – as 12 disciplinas presentes na Base Nacional Comum Curricular. O projeto de vida será um componente curricular com carga horária de 2 horas semanais, enquanto as eletivas terão, cada uma, uma ou duas horas.

“O Novo Ensino Médio busca a formação integral do estudante e, para isso, oferecerá uma série de atividades extras que enriquecerão o aprendizado e permitirão o desenvolvimento mais amplo do jovem. E não podemos esquecer que já vínhamos nos preparando para a implantação desta proposta bem antes de 2022: o projeto de vida é uma temática já trabalhada no Programa Professor Mentor e também pelos Docentes Orientadores de Turmas [DOTs] do Programa Alagoano de Ensino Integral, o pALei. Alagoas vive um novo momento na educação. Com o empenho do governador Renan Filho, tiramos do papel uma série de projetos que estão transformando a vida de milhares de estudantes”, conta o secretário de Estado da Educação, Rafael Brito.

Projeto de vida

O projeto de vida será um processo de planejamento que ajudará o estudante a se conhecer melhor e identificar seu potencial, paixões e interesses, estabelecendo metas e estratégias para alcançá-lo. Ofertado como um componente curricular de 2h semanais, ele vai estimular o jovem a trabalhar, dentre outros aspectos, o autoconhecimento, a integração comunitária e o futuro profissional.

“A formação integral do estudante é o grande objetivo da Educação Básica e o projeto de vida exerce um papel importante nesse processo, pois, por meio dele, o estudante vai construir um planejamento para alcançar seus objetivos. Ele estará presente em todas as atividades e será a base do Novo Ensino Médio”, destaca Andréia Alves, gerente de Educação Profissional e Ensino Superior da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Eletivas

As disciplinas eletivas são componentes curriculares que visam diversificar, aprofundar ou enriquecer os conteúdos já trabalhados na formação geral do aluno, ampliando e trazendo novas discussões sobre diversos temas. Os alunos das turmas de 1ª série poderão escolher três opções de eletivas, cada uma com carga horária de uma ou duas horas.

As escolas terão um mês para a organização da oferta de eletivas, já que será feita uma apresentação de um catálogo de disciplinas para os estudantes, os quais selecionarão as que forem de seu interesse. Concluído o processo de escuta e validação, as mesmas devem começar a ser ministradas na quarta semana de aulas.

“Vale destacar que essa prática não é novidade na rede estadual alagoana, que já trabalhava com eletivas em suas escolas de ensino integral. Além disso, faremos, em parceria com a Fundação Telefônica Viva, uma formação para professores que atuarão em duas novas eletivas: Pensamento Computacional e Robótica Sustentável”, informa o supervisor de Ensino Médio da Seduc, Erivaldo Valério.