26/09/2023 15:39 | Serviços

Diretor-presidente do Detran anuncia revisão de 5 mil questões do exame teórico para 1ª habilitação

Banco de questões passou por readequação, adotando uma linguagem mais simples e objetiva

Durante a entrevista, Marcos Fireman também falou sobre a regionalização das bancas examinadoras

Fellipe Yuri / Ascom Detran

João Victor Barroso / Ascom Detran

As equipes do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) revisaram todo o banco de questões relacionadas ao exame teórico para os candidatos que estão em busca da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O anúncio foi feito pelo diretor-presidente do órgão estadual, Marco Fireman, durante entrevista concedida ao programa Jornal da Manhã, na rádio Jovem Pan, nesta terça-feira (26).

O banco de questões do Detran tem cinco mil perguntas, e todas passaram por um processo de revisão e readequação para tornar a linguagem mais acessível. Os candidatos que estão no processo de obtenção da ACC ou da CNH precisam realizar o exame teórico com 30 questões, com os seguintes temas: Legislação de Trânsito, Direção Defensiva, Primeiros Socorros, Cidadania e Mecânica Básica.

Para o diretor-presidente do Detran, Marco Fireman, o intuito de essa revisão foi também o de promover inclusão, tornando o exame mais pedagógico, com questões mais objetivas. “Quando fizemos a análise das perguntas, identificamos que a linguagem utilizada não garantia a nivelação do entendimento. Por isso, a partir de agora, as questões passarão a ter uma linguagem mais simples. Os textos se tornaram mais fáceis de ler e, consequentemente, mais fáceis de entender”, disse Marco Fireman.

Regionalização

Durante a entrevista para os jornalistas João Mousinho, Natália Barros e Nycole Melo, o diretor-presidente do Detran também falou sobre as ações de regionalização da banca examinadora, que estão sendo ampliadas para os municípios onde o órgão possui Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito).

De acordo com Marco Fireman, os candidatos já estão podendo fazer as provas práticas em 14 municípios e os exames teóricos estão sendo ampliados aos poucos. “Estamos empenhados em aproximar, cada vez mais, os serviços do Detran dos alagoanos, para que eles possam fazer as provas teóricas e práticas, ou mesmo resolver qualquer questão, mais próximo de casa, não precisando se deslocar para Maceió ou Arapiraca”, afirmou.