19/11/2021 09:46 | Direitos HumanosCultura

Dia Nacional da Consciência Negra: Confira a programação na Serra da Barriga, em União dos Palmares, hoje (19) e amanhã (20)

Importante símbolo quilombola no Brasil, o Parque Memorial Quilombo dos Palmares é rico em história e tradições


Itawi Albuquerque/Arquivo


Cecília Tavares

Não há como subir a Serra da Barriga e não se emocionar. Berço da cultura negra e quilombola no Brasil, o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, no município de União dos Palmares, a 77 km de Maceió, guarda a história de luta e resistência dos escravos durante mais de um século no período colonial e conta grande parte da história do país.

Foi na Serra da Barriga, palco do maior quilombo da América Latina, que Zumbi e Dandara viveram e criaram a maior resistência do povo negro no país, lutando pela sua liberdade. Tombada pelo IPHAN em 1986, a Serra da Barriga pertence à zona rural de União dos Palmares, e faz parte de um dos territórios turísticos mais ricos culturalmente do Estado - a região dos Quilombos.

Patrimônio cultural do Mercosul desde 2017, a Serra da Barriga é perfeita para o turismo de experiência e segue se consolidando como um dos pontos turísticos mais visitados de Alagoas. Para se ter uma ideia, no período pré-pandemia, em 2019, o número de turistas na região atingiu a marca de 34 mil visitantes, de acordo com informações da Fundação Palmares.

Para o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcius Beltrão, o crescimento no número de turistas na região é fruto de um intenso trabalho de promoção e estruturação dos destinos turísticos alagoanos.

“A Serra recebe a cada ano um número maior de turistas, com presença relevante de estrangeiros, interessados em conhecer mais da cultura e gastronomia quilombola. Nosso papel aqui na Sedetur é mostrar que Alagoas vai muito além do Sol e Mar – temos cultura, história, aventura, gastronomia rica e diversas experiências – e todas as nossas ações e nossos materiais promocionais revelam que a nossa terra é diversa, e a Serra da Barriga é parte essencial nisto”, explica Marcius Beltrão.

Ainda de acordo com o secretário, além do trabalho promocional, os investimentos em infraestrutura turística promovidos pelo executivo estadual também fizeram a diferença para o resultado.  O acesso asfaltado à Serra da Barriga, obra concluída pelo Governo do Estado em 2019, promove maior mobilidade e praticidade para quem busca o destino. Além disso, o investimento em sinalização, com a instalação de placas e portais de informação turística por toda a região dos Quilombos, contribui para o aumento do fluxo de turistas na região, gerando emprego e renda para a população.

Para o dia 20 de novembro deste ano, data em que se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra, uma programação especial foi  montada para toda a semana na cidade, com city tour cultural, aula de dança afro, visita ao Parque Memorial Quilombo dos Palmares, atrações musicais, rodas de capoeira, pôr do sol  na Serra com música ao vivo e uma cerimônia em homenagem aos ancestrais.




Confira a programação completa:

19 de Novembro

16h - Aulão de dança afro - Neide Serafim Olodum

Local: Praça Basiliano Sarmento

17h - Berimbalada de Palmares

I Encontro de Capoeiristas da Geração Mestre Caveirinha

Local: Estação Ferroviária

19h - Projeção do longa alagoano - Cavalo

Local: Cine Ganga Zumba

21h - Igbonan Rocha e Samba do Nêgo

22h - Banda Afro Mandela

 20 de Novembro

5h - Cerimônia em Homenagem aos Ancestrais na Árvore Sagrada e Lagoa dos Negros

 8h - Praça dos Guerreiros

Roda de Capoeira - I Encontro dos Capoeiristas da Geração Mestre Caveirinha

 14h - Pôr do Sol na Serra

Local: Parque Memoria Quilombo dos Palmares

Anarco Pensador

Love Jah

Oziel Melo

14h - Rodas de Capoeira na Estação Ferroviária

Grupo Raízes de Zumbi

Grupo Gameleira

15h - Palco Alternativo

CUFA na Consciência Negra

Local: Estação Ferroviária

MC Roseane

Os Comparsas

Edilza e Banda

Arte Divina

Nego Zika MC

DJ Kareka

Love Jah

Cypher União