05/06/2023 16:31 | Meio Ambiente

Dia Mundial do Meio Ambiente: Alagoas avança com pautas de proteção ambiental

IMA celebra essa data com o marco de criação de UCs, projetos e ações diversas que impactam positivamente toda a população



Dálet Vieira / Ascom IMA

Alagoas tem muito a comemorar neste 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente. Afinal, o Estado avançou na proteção ambiental ao longo dos anos e alguns exemplos são: criação de 100 Unidades de Conservação, encerramento dos lixões e o marco de um milhão de mudas nativas plantadas em todo o território alagoano. 


Inclusive em alusão a essa data, foi inaugurado neste domingo (4), o Projeto Cultiva Coral.  Essa iniciativa do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) visa reduzir os impactos negativos nos ecossistemas marinhos e restaurar os recifes de corais. Algo que coincide diretamente com a temática “Soluções para a poluição plástica”, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o Dia Mundial do Meio Ambiente em 2023.


Segundo dados da ONU, o plástico representa 85% dos resíduos que vão para os oceanos. Sendo assim, é de extrema importância que ações efetivas sejam realizadas com o intuito de reduzir esses impactos negativos, a exemplo do Cultiva Coral que além de ter esse objetivo também pretende sensibilizar a população acerca da importância dos ambientes marinhos.

 

Mês do Meio Ambiente do IMA

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido pela ONU em 1972 e está em sua 50ª edição. Intensificar as ações e integrar a participação do público geral, esse é o objetivo do Mês do Meio Ambiente realizado pelo IMA, que desde o dia 1º de junho vem fazendo uma série de atividades.


Neste domingo (4), simultaneamente à inauguração do Projeto Cultiva Coral, o Instituto levou para a rua fechada, em Maceió, diversas práticas em parceria com instituições públicas e privadas.


Na tenda do órgão ambiental, a comunidade pôde participar de atividades lúdicas de educação ambiental como pintura de mãos, roleta ambiental, quebra cabeça e mais. Também houve a  entrega de materiais educativos e doação de mudas nativas pelo Projeto Alagoas Mais Verde.


As ações vão acontecer em diversos municípios alagoanos até o dia 2 de julho e a população pode conferir a programação na íntegra através das redes sociais: @ima.alagoas ou mesmo no link: https://encurtador.com.br/lpKUV