05/04/2023 14:03 | Educação

Dia Mundial da Saúde: Uncisal oferece atividades de qualidade de vida para servidores e estudantes

Universidade convida estudantes e servidores para conhecer e participar das ações para construir uma Universidade mais saudável para todos


Ascom Uncisal


Danielle Cândido / Ascom Uncisal

Com o tema Saúde para Todos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) celebra o Dia Mundial da Saúde no dia 7 de abril. Para comemorar a data, a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) juntou-se à campanha da OMS e convida estudantes e servidores para conhecer e participar das ações para construir uma Universidade mais saudável para todos, em todas as unidades.


A coordenadora do Núcleo de Eventos e Qualidade de Vida no Trabalho (Neqvt) da Uncisal, Perpétua Vilela, acredita na importância da prevenção para uma boa saúde física, mental e emocional. Essa relevância é fortalecida no mês em que também se comemora o Dia Mundial da Atividade Física e o Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida, em 6 de abril. 


Uma das ações de Qualidade de Vida que estudantes e servidores encontram na Uncisal são atividades físicas de treino funcional e de musculação, que acontecem no Centro de Fisioterapia e Reabilitação (Cefire), localizado no Estádio Rei Pelé, no Trapiche. Para o professor de Educação Física, Raphael Gomes, a prática regular de atividade física é entendida como um hábito de saúde e deve fazer parte da rotina de qualquer indivíduo, nas diversas faixas etárias.


O professor de Educação Física afirmou ainda que é imprescindível manter-se fisicamente ativo. “O exercício físico é benéfico para qualquer pessoa, mas as que apresentam uma rotina de trabalho ou de estudo intensa, a necessidade é ainda maior, porque o exercício contribui no fortalecimento dos músculos posturais, no aumento da concentração, no controle da ansiedade e depressão”, explicou Raphael Gomes, complementando que a prática aumenta não só o rendimento laboral e acadêmico, mas também o bem-estar e qualidade de vida.


PICS - As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. Essas práticas acontecem na Sala de Cuidados, espaço presente no Hospital Escola Portugal Ramalho (HEPR), na Escola Técnica da Saúde Profa. Valéria Hora (ETSAL) e na Maternidade Escola Santa Mônica (MESM).


A responsável pela Qualidade de Vida do Trabalho da MESM, Andréia Gusmão, explicou que as PICS são técnicas terapêuticas que atuam na prevenção das doenças e na promoção da saúde. “Essas práticas proporcionam uma sensação de bem-estar e de relaxamento, além de atuar na redução do estresse”, afirmou ela, acrescentando que as PICS se utilizam de recursos de baixo custo e trazem uma grande melhoria na qualidade de vida do trabalhador.


No Hospital Escola Helvio Auto (HEHA), a prática de yoga estimula o bem-estar e a saúde física e mental dos servidores. As aulas são ministradas pela professora Glenda Cardoso e trazem uma nova perspectiva para a qualidade de vida no ambiente de trabalho, uma vez que a prática milenar pode beneficiar o praticante de diversas formas. 


“O yoga traz a união perfeita entre saúde mental, física e espiritual por meio da autoconsciência, do respeito e da saudação do corpo, tendo como aliadas as técnicas respiratórias ou pranayamas para realizar as posturas (asanas) e conectar o indivíduo com sua essência”, explicou a professora.


Uma aula completa de yoga oferece técnicas de relaxamento, respiração, meditação, alongamento, flexibilidade, força e extensão muscular no desenvolvimento das posturas. Os participantes relatam que têm sentido melhora na disposição e dores musculares depois que iniciaram a prática.