21/09/2023 16:11 | Meio Ambiente

Dia da Árvore: IMA celebra data e intensifica ações de arborização e reflorestamento

Projetos como Alagoas Mais Verde, Salsa Viva e Calçada Verde contabilizam várias ações em prol da preservação ambiental


Evento faz parte do Setembro Verde, projeto que intensificou ações de arborização e reflorestamento

Ascom / IMA AL


Laura Nascimento (sob supervisão) / Ascom IMA AL

Para comemorar o Dia da Árvore, festejado nesta quinta-feira (21), técnicos do Instituto do Meio Ambiente (IMA/AL) realizaram o plantio de 50 mudas nativas, na Base Descentralizada da Área de Preservação Ambiental (APA) da Marituba do Peixe, em Penedo, na região do Baixo São Francisco. O evento faz parte do calendário do Setembro Verde, projeto que intensificou este mês as ações de arborização e reflorestamento, além de atividades de educação ambiental, do órgão.


Durante a ação, ocorrida nesta quinta, em parceria com a Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh), também foi ministrada uma aula sobre viveiro e produção de mudas, com 50 alunos da Escola Municipal Irmã Jolenta. Os projetos de arborização Alagoas Mais Verde, Salsa Viva e Calçada Verde já contabilizam várias ações em prol da preservação de biomas e ecossistemas do estado.




Cerca de 1,5 milhão de mudas já foram plantadas. Destas, 250 mil apenas em 2023 pelo Alagoas Mais Verde. Cerca de 87 municípios já foram contemplados de alguma forma pelo projeto, tanto na recuperação de áreas desmatadas, quanto com arborização urbana ou doação de mudas para a população. Os municípios se tornaram mais arborizados e três viveiros foram construídos para a expansão da produção e distribuição de mudas.


Desde 2015 o projeto revitaliza o estado com espécies como ingá (Inga edulis), saboneteira (Sapindus saponaria), ipê-amarelo (Handroanthus Ochraceus) e aroeira-vermelha (Schinus Terebinthifolia), representantes da flora estadual. De acordo com Paulo Lira, técnico responsável pelo Alagoas Mais Verde, são muitos os benefícios da ação.


“A arborização urbana melhora a qualidade do ar e a qualidade ambiental. Plantios de recuperação atraem polinizadores, aumentam a biodiversidade e trazem mais equilíbrio aos locais atingidos”, conta o técnico. 




Salsa Viva




Já o Projeto Salsa Viva é voltado à manutenção do ambiente costeiro. Neste ano, em torno de 150 hectares de áreas de restinga foram preservadas e recuperadas. A principal vegetação utilizada para a revitalização costeira é a salsa-da-praia. Segundo Paulo Lira, as ações da Salsa Viva ajudam a impedir o avanço das marés, conservando os bancos naturais de areia.

 

 

Uma iniciativa recente que já coleciona realizações é o Calçada Verde. Em três semanas de projeto, cerca de 15 residências já foram contempladas com plantio de mudas em suas calçadas, em Maceió. Moradores dos bairros Cidade Universitária, Benedito Bentes e Jatiúca fizeram a solicitação do projeto por meio do WhatsApp e da leitura do QR Code, e foram atendidos pelo IMA.

 



A iniciativa tem o objetivo de levar à população uma melhor qualidade de vida, por meio da arborização dos centros urbanos, além da responsabilidade com o meio ambiente. O Projeto Calçada Verde pode ser solicitado através do WhatsApp do IMA: (82) 98833-9407 opção 5 – Gerência de Educação Ambiental.