21/09/2023 14:26 | EducaçãoTransporte

Detran realiza ação educativa para motociclistas em Palmeira dos Índios

Atividade, que faz parte da programação da Semana Nacional de Trânsito, aconteceu em dois pontos da cidade

Kamylla Lima / Ascom Detran

O processo educativo gera conscientização e previne acidentes, o que salva vidas. Seguindo esse conceito, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) realizou duas blitze educativas para motociclistas em Palmeira dos Índios, no Agreste do estado, nesta quarta-feira (20). As equipes de educação para o trânsito do Detran estiveram em dois pontos da cidade: em um trecho da BR-316 e outro no Centro da cidade.

A ação, que integra a Semana Nacional de Trânsito, aconteceu de forma integrada com a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Guarda Municipal e a rede de concessionárias Dismoto. Vários condutores foram parados e instruídos sobre a importância de usar o capacete, utilizar um calçado fechado para proteger os pés e reduzir a velocidade em áreas de circulação de pessoas.

Para Edira Soares, chefe de Educação para o Trânsito e Formação de Condutores do Detran, as vivências são muito importantes para que as pessoas percebam os riscos do trânsito, e possam receber orientações de forma instrutiva, respaldada pela interação para aproximar os condutores e tornar o trânsito um ambiente mais seguro, tendo em vista que, em Alagoas, o maior público de risco para sinistro é o motociclista.

“Antes de realizar a autuação, existe o trabalho de fiscalização e conscientização, para que haja a proteção da vida. É necessário compreender que, quando você é autuado por estar descumprindo uma regra de trânsito, muitas vezes pode estar ganhando a oportunidade de não se envolver no sinistro de trânsito. Porém, antes disso há esse processo educativo realizado pelas blitze”, afirmou.

Quem participou da ação, parabenizou a iniciativa. Foi o caso do coordenador de transporte Rildo Vieira Sena, de 52 anos. Motociclista há 25 anos, ele elogiou a abordagem integrada e aproveitou a oportunidade para sanar algumas dúvidas. Apesar de ser um condutor experiente, ele acredita que sempre é possível aprender coisas novas. “Informação nunca é demais, principalmente quando o assunto é segurança no trânsito. Fiz questão de passar por aqui. Geralmente, as pessoas têm medo quando vêem uma blitz, mas temos que deixar esse pensamento de lado e andar de forma correta”, comentou.

A repercussão positiva é fruto de um projeto do Detran focado na regionalização das ações educativas. No mês de agosto foi realizado um trabalho de planejamento e de diagnóstico junto aos municípios que registraram maior número de sinistros em Alagoas. Foi formada uma rede intersetorial com a iniciativa privada, sociedade civil, órgãos de trânsito e saúde e, a partir disso, as atividades foram executadas.

O órgão aproveitou a Semana Nacional de Trânsito para intensificar essas ações e está levando atividades para todas as regiões do estado até o dia 25 de setembro. Por isso, além das blitze, também foi realizada uma atividade com os estudantes do ensino médio do Complexo Educacional Agostiniano. Os alunos assistiram a esquete teatral “Sua vida vale mais que um like”, participaram de um quiz com os representantes da SMTT, PRF e Guarda Municipal e debateram sobre as normas de trânsito.

O aluno Felipe Marques, de 18 anos, ficou atento às informações. Recentemente, ele deu entrada no processo para a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH). “Hoje, aprendi coisas que não sabia. São aprendizagens que sei que vou levar para toda a vida. Tinha algumas dúvidas sobre se algumas atitudes eram certas ou não e recebi muitos esclarecimentos. Sei que vou chegar na autoescola com outra bagagem e isso vai me auxiliar a ser um bom condutor”, explicou.

Semana Nacional de Trânsito em Girau do Ponciano

Cerca de 550 alunos da Escola Estadual Deputado Gilvan Barros participaram da conclusão da disciplina eletiva de educação para trânsito, e apresentaram produções com o tema da SNT deste ano: “No trânsito, escolha a vida”. O tema trânsito também foi incluído nas disciplinas que fazem parte da grade curricular do ensino médio.

A professora Rosemeire de França Oliveira ministra as disciplinas de filosofia e educação para o trânsito. Docente do ensino médio, ela percebeu uma melhora dos alunos no que se refere à conduta deles no trânsito. “Através da matéria, fazemos um trabalho de articulação envolvendo todos os professores, alunos, de forma interdisciplinar. Percebemos que eles se informam, debatem, adquirem e disseminam conhecimento”, afirmou.

O assunto foi abordado de forma artística por meio de maquetes, paródias, cartazes e vídeos, abordando, inclusive, questões envolvendo o controle emocional, orientações sobre as normas de trânsito e a saúde mental. Participaram do evento a SMTT de Girau do Ponciano, a Câmara de Vereadores e a Dismoto Honda, que finalizou o dia com uma palestra sobre a pilotagem segura de motocicletas.