15/09/2023 14:54 | EducaçãoTransporte

Detran realiza ação de educação para o trânsito com 100 estudantes de Viçosa

Alunos desenvolveram e apresentaram atividades sobre condutas adequadas no trânsito

Alunos apresentaram a visão deles sobre o uso correto do cinto de segurança, dentre outras ações

Leandro Santos / Ascom Detran

Kamylla Lima / Ascom Detran

Alunos de escolas públicas e particulares da cidade de Viçosa, Zona da Mata alagoana, realizaram, nesta quinta-feira (14), uma apresentação sobre condutas corretas para um trânsito seguro. A ação marcou o início da segunda etapa do projeto de regionalização de educação para o trânsito no interior de Alagoas, que percorreu 30 municípios, no primeiro momento, e abrangeu todas as regiões do estado.

O foco é conscientizar principalmente os jovens, que representam o maior número de vítimas de acidentes. E para mudar essa realidade, eles estão sendo instruídos sobre as condutas adequadas no trânsito.

Dessa vez, 100 alunos apresentaram, de forma artística, a visão deles sobre o uso correto do cinto de segurança, o uso do capacete, a importância de estacionar em local apropriado e de atravessar na faixa de pedestres.

De acordo com Sonály Bastos, superintendente de Educação para o Trânsito e Formação de Condutores do Detran, o principal motivador deste encontro foi fazer com que os alunos refletissem sobre atitudes simples que podem salvar vidas.

“Na nossa última visita, conversamos com alunos de escolas públicas e particulares. Fizemos um acordo com eles, para que trabalhassem alguns assuntos ligados à segurança no trânsito. Dos 100 jovens, 80 participaram como protagonistas das ações desenvolvendo as atividades de educação para o trânsito”, afirmou.

A secretária de Educação de Viçosa, Iolanda Tenório, destacou o diferencial de a ação ter como essência a instrução. “A ação teve como objetivo educar e reduzir os sinistros de trânsito por meio de trabalhos educativos feitos pelos próprios alunos. É fundamental educar, conscientizar e instruir os jovens para salvar vidas. A juventude precisa estar ciente de quais posturas devem ser adotadas para tornar o trânsito um ambiente mais seguro”, ressaltou.

Quem gostou da atividade, e está ansioso para colocar em prática tudo que aprendeu, foi Zaqueu da Silva, de 14 anos. O estudante disse que aprendeu enquanto se divertia junto aos colegas de classe. “Vou levar o aprendizado para a vida. Quando eu for dirigir daqui uns anos e tirar a minha CNH [Carteira Nacional de Habilitação], vou me lembrar desse dia. Percebi o quanto é fundamental prestar mais atenção no trânsito e não mexer no celular enquanto estiver andando”, explicou.

O próximo município que irá receber a segunda etapa da regionalização da educação para o trânsito será Santana do Ipanema, no Sertão alagoano.