05/02/2024 11:38 | Transporte

Detran Alagoas conscientiza foliões com o "bloco Álcool e Direção Não Curto, Não!"

Campanha de Carnaval do órgão estadual teve início na cidade de Maceió, no último final de semana


Quem estava na folia e passou para conferir as ações de Carnaval do Detran

Leandro Santos / Ascom Detran


João Victor Barroso / Ascom Detran

Chegou uma das datas mais festivas e aguardadas pelo povo brasileiro: o Carnaval. E para conscientizar os foliões durante os festejos de momo, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) Alagoas colocou na rua o bloco “Álcool e Direção Não curto, Não!”. A campanha de Carnaval de 2024 do Detran teve início durante as prévias realizadas em Maceió, no último final de semana.

A ação começou durante os festejos do Jaraguá Folia, na última sexta-feira (02), continuou no desfile do Pinto da Madrugada, que percorreu as orlas de Pajuçara e Ponta Verde, no sábado, e foi até São Miguel dos Campos, no Peru da Madrugada, no último domingo (4).  Os foliões que passaram nas tendas do Detran, e os que estavam na avenida, foram conscientizados sobre a importância de não misturar bebida e direção.

Cláudio Costa Filho, diretor-adjunto do Detran, falou que as ações da campanha de Carnaval irão percorrer outros oito municípios de Alagoas levando conscientização para todos os foliões.

“Estamos conscientizando os foliões sobre os riscos de misturar álcool e direção, com os nossos agentes da Operação Lei Seca. Também estamos com os servidores da Educação para o Trânsito, fazendo um trabalho de orientação sobre as normas e condutas de segurança no trânsito, para que todos tomem os cuidados necessários e curtam as prévias e o Carnaval seguros e sem nenhuma preocupação”, afirmou o diretor-adjunto.




Quem estava na folia e passou para conferir as ações de Carnaval do Detran foi o sargento da Polícia Militar de Alagoas, Antônio Alves, 32 anos. Ele estava acompanhando da esposa e do cunhado, e ficou como o motorista da rodada. “Viemos curtir o Pinto da Madrugada e como eu não bebo, me colocaram como motorista da rodada. É muito importante que todos os foliões que queiram curtir o Carnaval tenham consciência de não beber e dirigir, porque isso coloca em risco a vida de condutores e pedestres”, afirmou.

Lei Seca - Entre as atividades interativas do “Álcool e Direção, não curto, não!”, os agentes da Lei Seca realizaram o teste do etilômetro nas pessoas que voluntariamente quiseram, para saber como é o funcionamento do aparelho e os níveis etílicos que podem ser registrado no aparelho. 




E para saber todas essas informações, o aposentado de 67 anos Hélio Vieira Barros foi até o estande do Detran e passou na tenda da Lei Seca. “Estou aqui esperando o bloco do Pinto da Madrugada, aí aproveitei para passar aqui no Detran e fazer o teste do bafômetro. Deu zero, e estou aqui para servir de exemplo para que os jovens saibam, e sejam conscientes de não beber e dirigir. Esse é um risco enorme para todos os que estão nas ruas”, disse o aposentado.