16/01/2023 15:52 | SegurançaDesenvolvimento Humano

REINSERÇÃO PRODUTIVA

Dependentes químicos participam de curso profissionalizante de garçom

Aulas práticas do curso oferecido pelo Senac, por meio de parceria, começam esta semana


Alunos do curso de garçom nas aulas práticas conhecendo os utensílios


Everton Dimoni / Ascom Seprev

A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), por meio do Centro de Referência em Reinserção Social e Produtiva de Arapiraca, está promovendo a qualificação profissional de dependentes químicos atendidos pela Rede Acolhe. Os cursos são oferecidos por meio de um contrato com o Senac Alagoas, entidade de referência nacional na formação de profissionais para o mercado de trabalho.


Esta semana, foi a vez dos alunos do curso de garçom iniciarem as aulas práticas, conhecendo os utensílios, simulando o atendimento ao público e preparando sobremesas e coquetéis. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira e a Seprev disponibiliza toda estrutura de transporte para os alunos.


Karine Amaral, coordenadora da Reinserção Social e Produtiva de Arapiraca, explica que a integração profissional e social são passos importantes para a reabilitação desse público. “O curso oportuniza a geração de emprego, renda e dignidade com o retorno a uma vida produtiva e laboral, prevenindo, assim, a reincidência dos mesmos ao uso de substâncias químicas. Todos os alunos são pessoas que concluíram o tratamento contra o uso abusivo de álcool e outras drogas e hoje se encontram abstêmios”, afirmou.


O titular da Seprev, Kelmann Vieira, ressalta que o Governo de Alagoas tem investido cada vez mais na reinserção social dos ex-acolhidos, garantindo um futuro melhor e mais digno para aqueles que decidiram escrever uma nova história longe do vício.


“O Governo de Alagoas vem proporcionando essas capacitações por meio do contrato com o Sistema S para garantir uma qualificação com excelência e renome no mercado de trabalho. Com total apoio do governador Paulo Dantas, pretendemos ampliar ainda mais esse atendimento e garantir que estas pessoas continuem longe das drogas”, disse Kelmann Vieira.