10/11/2023 12:06 | Segurança

Delegado-geral participa do 1° Encontro de Uniformização de Boas Práticas e de Combate ao Crime Organizado

Evento contou com participação de chefes de Polícias Civis do Nordeste, inclusive de órgãos de segurança dos estados e da União

Encontro contou com participação de chefes de Polícias Civis do Nordeste

Ascom SSP/AL

Jaime Feitosa / Ascom PCAL

O delegado-geral da Polícia Civil de Alagoas, Gustavo Xavier, participou nesta quinta-feira (9), em Natal (RN), do 1° Encontro de Uniformização de Boas Práticas e de Combate ao Crime Organizado, que contou com participação de chefes de Polícias Civis do Nordeste, inclusive de órgãos de segurança dos estados e da União.

“Como boa prática, vamos criar, em breve, o Departamento de Recuperação de Ativos, onde bens apreendidos em operações policiais serão leiloados, através de processos licitatórios específicos. Os recursos serão revertidos para o benefício da segurança pública, a exemplo da aquisição de veículos, armamentos e estruturas que modernizem as polícias, bem como equipamentos tecnológicos para se trabalhar ainda mais dentro da inteligência”, afirmou o delegado-geral.

Além disso, segundo ele, existe a proposta de se fortalecer as unidades de investigação de homicídios, aumentando essas delegacias, para que mais na frente se consiga efetivamente reduzir ainda mais as mortes violentas e intencionais no Estado.

A delegada-geral da Polícia Civil do Rio Grande do Norte, Ana Cláudia Saraiva, destacou que na reunião com todos os chefes de polícias do Nordeste e de órgãos estaduais e federais de segurança pública estão se alinhando ações operacionais e integradas no combate ao crime organizado. “Temos que trabalhar estratégias e compartilhar informações com os sistemas estaduais e federal de segurança pública para qualificar informações e identificar lideranças criminosas e fazer com que respondam na Justiça”.

O coordenador-geral de Operações Integradas e de Combate ao Crime Organizado do Ministério da Justiça, Carlos Augusto Bock, declarou que o evento em Natal "é um marco da maturidade das polícias no enfrentamento das organizações criminosas, tendo o Ministério da Justiça e o Senasp como órgãos centrais, cientes do protagonismo da relevância das polícias que exercem atividade de ponta e sempre buscando promover a integração, a atuação sistêmica e coordenada e integradas das diversas forças de segurança".

Carlos Bock confirmou que, no momento, está sendo elaborado o Plano Nacional de Enfrentamento das Organizações Criminosas, e existe uma estimativa orçamentária e naturalmente haverá aporte de recursos, especialmente para aquelas unidades mais afetadas pelos crimes cometidos por organizações criminosas. “A partir do encontro que temos aqui, vamos poder dimensionar as demandas dos estados do Nordeste para fazer esse dimensionamento orçamentário da melhor maneira possível".

Para Bock, encontros como esses "são inovadores", pois já é "uma visão mais singular, das peculiaridades dos estados, de como os criminosos atuam nessa região, buscando soluções comuns e, principalmente, trocas de boas práticas, o que foi pensado num estado, outro possa fazer igual, isso desdobra em padronização de rotinas de investigação, produção de provas".