16/12/2022 10:34 | Segurança

Delegacias Regionais passam a dar baixa em queixas de roubo de veículos

Medida implantada pelo Governo do Estado facilita a vida das vítimas desse crime, que precisavam se deslocar para fazer o procedimento em Maceió

Policiais civis das delegacias regionais foram treinados por técnicos do Detran/AL para implementar o serviço

Ascom PC

Jaime Feitosa / Ascom PC

Uma medida inovadora do Governo do Estado, implantada por meio da Polícia Civil, está facilitando a vida dos alagoanos. A partir desta semana, o procedimento de baixa de queixas de furto/roubo de veículos passou a ser feito, também, nas Delegacias Regionais de Polícia.

Anteriormente, segundo explica o delegado-geral Gustavo Xavier, as pessoas tinham que se deslocar até Maceió para realizar o procedimento na Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC). Com a nova medida, esse incômodo é evitado. A baixa da queixa passa a ser feito na região onde o veículo for recuperado.

Na região metropolitana de Maceió, esse procedimento continuará sendo feito na DRFVC, localizada no bairro do Tabuleiro.

Em Alagoas são 11 Delegacias Regionais de Polícia: Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema, Batalha, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Viçosa, São Miguel dos Campos, Penedo, União dos Palmares, Matriz de Camaragibe e Novo Lino.

Para que a inovação fosse viabilizada, policiais civis de todas as delegacias regionais foram treinados por técnicos do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AL).

A importância da baixa da queixa do furto/roubo está no fato de que, enquanto o procedimento não for concretizado, os sistemas de polícia têm o veículo ainda como furtado ou roubado, podendo ser apreendido pelas polícias no caso de abordagem, mesmo já estando recuperado pelo proprietário.

"Essa medida facilita muito a vida das pessoas e reflete a preocupação do governador Paulo Dantas com o bem-estar do povo alagoano. Quem tinha uma motocicleta roubada ou furtada na região do Sertão, por exemplo, não vinha a Maceió para dar baixa na queixa, até por uma questão de despesa com a viagem. Agora, o procedimento está enormemente facilitado”, conclui o delegado-geral Gustavo Xavier.