31/01/2024 15:28 | Direitos HumanosCidadania

Deixe Ela Quieta: Governo de Alagoas promove campanha contra assédio e importunação sexual no Carnaval

Ações de conscientização serão realizadas nas prévias carnavalescas da capital e nas festividades do interior

Ações do Deixe Ela Quieta iniciaram no fim de semana e continuarão nesta sexta

Ascom Semudh

Daniel de Oliveira / Ascom Semudh

Com o objetivo de combater o assédio e a importunação sexual contra as mulheres neste Carnaval, o Governo de Alagoas promove a campanha “Deixe Ela Quieta!”. Pelo segundo ano consecutivo, atividades de conscientização serão realizadas durante as prévias carnavalescas da capital e festividades do interior.

A campanha é encabeçada pela Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), e realizada em conjunto com as Secretarias de Estado da Comunicação (Secom), Segurança Pública (SSP) e da Saúde (Sesau), e com o apoio do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher (Cedim).

A partir de uma frase direta e uma linguagem utilizada dia a dia, as ações visam alertar que não se pode tocar em uma mulher sem permissão, proferir termos que atentem à honra, insistir após o “não” ou gerar qualquer tipo de situação que provoque constrangimentos à vítima.

“Pensamos nessa campanha para propagar a sororidade entre as mulheres e mostrar aos homens que o assédio e a importunação sexual são crimes e não serão tolerados. Com a disseminação de informação, empoderamos nossas mulheres e fazendo com que ela conheça os seus direitos, denuncie e combata essa violência”, explicou a secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Maria Silva.

Durante o período festivo, haverá distribuição de panfletos com informações sobre os crimes de assédio e importunação sexual, cartazes, praguinhas, entre outros materiais, com mensagens de empoderamento feminino e respeito às mulheres.

Nos panfletos, folderes e cartazes que serão espalhados para as foliãs e foliões também constarão informativos sobre a Rede de Enfrentamento e um QR Code que dá acesso a links para denúncias, contatos de atendimento do Centro Especializado de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (Ceam), da Rede de Atenção às Violências (RAV) e da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher em Alagoas.

O empenho no combate ao assédio e à importunação sexual também conta com a participação importante de toda a Rede de Enfrentamento, por meio das secretarias e conselhos municipais da mulher, além de coletivos femininos e órgãos municipais que atuam na pauta.

DEIXE ELA QUIETA EM MAIS UM CARNAVAL

No ano passado, o Deixe Ela Quieta realizou ações na capital alagoana durante as prévias carnavalescas e um dia antes do início do Carnaval, no Terminal Rodoviário João Paulo II. Com o decorrer das festas, as atividades se intensificaram em cidades de todas as regiões do Estado. Junto aos municípios e organizações femininas da sociedade civil, a campanha esteve presente em blocos, feiras públicas, escolas e outros ambientes.

Em 2024, a expectativa é de repetir o sucesso obtido anteriormente e aumentar o alcance da campanha. “Neste ano fortalecemos a ação em conjunto com as forças de segurança e dispomos de uma maior capilaridade da Rede de Enfrentamento, além de um maior investimento na campanha. Com isso, esperamos garantir um Carnaval com segurança e respeito”, disse a secretária executiva da Semudh, Dilma Pinheiro.

ATENDIMENTO À MULHER

O Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) estará em regime de plantão durante o período carnavalesco, entre os dias 10 a 14, com atendimento multidisciplinar. O equipamento funcionará entre às 8h e 17h, oferecendo serviços para toda e qualquer mulher que precise de acolhimento, orientação jurídica e social e atendimento psicológicos.

A equipe do Ceam estará à disposição para prestar orientações para a confecção de boletins de ocorrência e o atendimento às mulheres que, devido à situação de violência, estejam desabrigadas, desamparadas e/ou que estejam em risco iminente de morte.