15/11/2023 12:51 | SegurançaUtilidade Pública

Defesa Civil Estadual homenageia personalidades que contribuíram para a atuação do órgão

Civis e militares foram agraciados com diplomas e medalhas; vice-governador Ronaldo Lessa e presidente do TJ-AL, Fernando Tourinho, estão entre os homenageados


Secretário de Estado de Governo, Vitor Pereira, ao entregar medalha ao comandante da PM, coronel Paulo Amorim, sob o olhar do desembargador Otávio Praxedes

Thiago Sampaio/Agência Alagoas


Marcus Toledo/Agência Alagoas

A Defesa Civil Estadual promoveu, na terça-feira (14), no Palácio República dos Palmares, a entrega de diplomas e medalhas a personalidades civis e militares que contribuíram para o trabalho realizado pelo órgão. Foram agraciados com o diploma “Amigos da Defesa Civil” vinte e quatro pessoas, entre jornalistas, técnicos ligados ao meio ambiente, operadores do Direito e dirigentes de órgãos.

 

Já a medalha “Defesa Civil Estadual”, outorgada pelo governador Paulo Dantas, foi entregue a autoridades civis e militares que, dentro da sua área de atuação, ajudaram ao órgão na luta para reduzir os estragos registrados com as enchentes ocorridas este ano em Alagoas.

 

Entre as autoridades civis, foram agraciados o vice-governador Ronaldo Lessa; o presidente do Tribunal de Justiça, Fernando Tourinho; os desembargadores Fabio Ferrário e Orlando Rocha; o deputado estadual Inácio de Loyola; e as secretárias de Estado Roseane Vasconcelos (Educação) e Renata dos Santos (Fazenda).

 

Vinte militares, sendo dez do Corpo de Bombeiros de Alagoas,  também receberam a medalha “Defesa Civil Estadual”.  Entre eles, os coronéis Paulo Amorim, comandante da Polícia Militar de Alagoas, e Marlon Araújo, comandante do Interior; além de militares das Defesas Civis de São Paulo, Paraná, Pernambuco, Bahia, Sergipe e Rio Grande do Norte.

 

Entre os bombeiros militares alagoanos, foram agraciados o ex-comandante da Corporação coronel Jacques Wolbeck, e a coronel Camila Paiva.

 

Segundo o coordenador-geral da Defesa Civil Estadual, coronel Moisés, a prevenção é, hoje, a principal linha de atuação do órgão, porque, ao se antecipar aos desastres, o Estado consegue salvar vidas e reduzir os estragos.



 

“O governador Paulo Dantas tem avançado muito em tecnologia e na parceria da Defesa Civil de Alagoas com a Secretaria de Meio Ambiente, como também com o Governo Federal, que dá uma grande contribuição ao colocar a nossa disposição seus radares meteorológicos. Estamos aqui, hoje, entregando essas medalhas, porque essas parcerias são fundamentais em nossa missão”, afirmou o coronel.

 

O secretário de Estado de Governo, Vitor Pereira, que representou o governador Paulo Dantas na solenidade, parabenizou a Defesa Civil pelo trabalho que vem exercendo nas mais variadas áreas de atuação. “No Governo de Alagoas temos três princípios que o governador Paulo Dantas preza: cooperação, integração e eficiência. E a Defesa Civil representa esses três princípios”, afirmou. “As autoridades e personalidades que hoje foram contempladas com a medalha da Defesa Civil merecem todo o nosso aplauso e todo o nosso respeito, porque contribuíram, acima de tudo, com a coletividade de nossa terra”.