01/12/2023 18:08 | Defesa Civil

Defesa Civil de Alagoas segue monitorando área da mina 18 e reforça a importância dos dados oficiais para evitar propagação de fake news

Monitoramento constante, plano de contingência e união dos órgãos responsáveis são algumas das medidas preventivas que visam minimizar impactos na sociedade alagoana


Capitão Augusto, chefe da Seção de Desastres Tecnológicos da Defesa Civil de Alagoas

Gilberto Júnior / OVNI Vídeos e Áudios


Defesa Civil de Alagoas

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil informa à população alagoana que segue monitorando constantemente a área do possível colapso da mina 18 da Brasken, no bairro do Mutange. Os dados estatísticos e a evolução da mina são avaliados diuturnamente. 

De acordo com o capitão Augusto, chefe da Seção de Desastres Tecnológicos da Defesa Civil de Alagoas, os últimos relatórios apontam que a velocidade da movimentação do solo em torno da mina 18 continua alta, porém, com estabilização nas últimas horas. Ainda não é possível avaliar se há ou não uma acomodação da movimentação do solo na área. 


“As minas mais próximas da mina 18 foram devidamente fechadas, mas existem outras próximas. A magnitude prevista do colapso da mina 18 não afeta edificações estruturalmente saudáveis. A preocupação da Defesa Civil foi isolar os prédios que tiveram sua estrutura afetada na área do Pinheiro e que já foram evacuadas, como medida preventiva”, afirmou capitão Augusto. 

Segundo o chefe da Seção de Desastres da Defesa Civil de Alagoas, a medição se dá por meio de GPS e da microsismologia. Existe uma medição frequente e em tempo real da velocidade de afundamento do solo. Hoje, a subsidência está em cerca de 50 cm/dia, e foi essa velocidade, esse aumento abrupto que levou ao alerta de possível colapso da mina 18. 

O capitão reforça ainda a importância do acompanhamento da população nas mídias oficiais dos órgãos competentes, evitando, assim, a disseminação das fake News. “Nós, da Defesa Civil Estadual, não estamos falando mais em horário que vai acontecer o colapso, nem o que pode acontecer durante e depois, para não disseminar esse pânico na população. É importante evitar as notícias falsas. Poderão ser sentidas algumas vibrações, principalmente em edificações, no entanto, a magnitude do colapso não tem energia para gerar impacto nessas estruturas. Queremos tranquilizar a população. O plano de contingencia está sendo devidamente seguido, bem como as áreas de riscos já foram evacuadas e extrapoladas para garantir uma segurança ainda maior para todos”, acrescentou o capitão. 

O Governo do Estado está unido com todas as secretarias e integrado com o município para traçarmos todas as medidas dentro dos possíveis cenários no caso do colapso da mina e adotando todas as medidas mitigadoras, afim de minimizar os impactos à sociedade alagoana.