27/02/2023 17:14 | Segurança

SALA DE ESPERA

Custodiados do regime semiaberto recebem orientação sobre cumprimento da pena

Palestras fazem parte do projeto Sala de Espera, que orienta sobre direitos e deveres dos reeducandos e tira dúvidas sobre o regime


Pelo projeto, reeducandos são informados sobre os serviços oferecidos aos custodiados na área de reintegração e reinserção social

Jorge Santos / Ascom Seris


Janaina Marques / Ascom Seris

Passar orientações e tirar as dúvidas sobre o cumprimento da pena é o que busca o projeto Sala de Espera, promovido pela Colônia Agroindustrial São Leonardo, unidade responsável pelo acompanhamento dos reeducandos que se encontram no cumprimento de pena no regime semiaberto.

 

O projeto acontece de segunda a sexta-feira, na sede da unidade, situada no complexo prisional, em Maceió, e funciona por meio da realização de palestras com uma equipe multidisciplinar composta por assistente social, psicóloga e advogada, que orientam os participantes sobre seus direitos e deveres durante o cumprimento da pena, além de informar e tirar dúvidas sobre os serviços oferecidos aos custodiados na área de reintegração e reinserção social.

 

“O projeto Sala de Espera é voltado para os custodiados que comparecem a esta unidade para assinar a frequência ou para a audiência admonitória. Neste momento de espera, aproveitamos para nos reunirmos com eles para tirar todas as dúvidas e reforçar as informações sobre seus direitos e deveres no cumprimento da pena. Além disso, nós também passamos orientações sobre quais os procedimentos necessários para que eles estejam aptos a participar dos convênios de reinserção no mercado de trabalho, promovidos pelo setor de Reintegração Social”, relatou a psicóloga da unidade Ane Caroline.



 

Marcos Santana foi um dos participantes da Sala de Espera. Segundo ele, as palestras promovidas pelo projeto orientam para que ele não venha a fazer nada de desacordo com o permitido no regime em que ele se encontra, auxiliando no cumprimento da pena.

 

“Essa palestra passa muita informação importante, que a gente precisa para cumprir a pena sem nenhum problema, desde como a gente deve se comportar no trabalho até como devem ser respeitados os horários e limites impostos pela pena e quais as penalidades que podemos sofrer caso a gente deixe de cumprir o que é determinado pelo juiz” afirmou o custodiado.

 

Além do projeto, a unidade também promove, mensalmente, ações de saúde e educação voltadas aos apenados do regime semiaberto, como mutirão de vacinação e turmas do projeto Lêberdade, que promove a diminuição da pena por meio do incentivo à leitura.