22/06/2022 15:06 | Segurança

Cursos técnicos garantem reinserção de apenados no mercado de trabalho

Capacitação e reinserção social são pilares dessa gestão no Sistema Prisional


Mais uma turma irá se formar no dia 13 de julho pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego


Regina Carvalho / Ascom Seris

A capacitação profissional destinada a apenados para reinserção no mercado de trabalho é prioridade da gestão da Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) e do Governo de Alagoas.

 

Governo do Estado e a administração carcerária estadual entendem a importância desse tipo de iniciativa para a sociedade, para a reinserção social de pessoas que cumpriram penas e enquanto reabilitação socioeconômica dos que estão recolhidos ao sistema prisional.

 

Mais uma vez, a parceria entre a Seris, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e o Pronatec, garante cursos profissionalizantes de maquiadores, eletricistas e pintores de obras a 60 apenados do regime fechado do sistema prisional alagoano.

 

Mais uma turma irá se formar no dia 13 de julho pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), com a capacitação oferecida graças a uma parceria por meio da Gerência de Educação, Produção e Laborterapia (GEPL) da Seris.

 

Nos últimos anos, Seris e Pronatec já ofereceram cursos de padeiro, encanador, revestimento, de eletricista, de pedreiro, manicure e pedicura, depilador e massagista, gesseiro, pintor de obras, revestimento, almoxarife de obras, assistente administrativo, vigilante, mecânico de refrigeração, mestre de obras e de vigilante.

 

Em abril deste ano, a Seris promoveu a formatura do curso profissionalizante de Pedreiro de Alvenaria, contemplando 15 reeducandos do Presídio Masculino Baldomero Cavalcante.

O curso foi ministrado em parceria com a Seduc, também por meio do Pronatec, vinculado ao Ministério da Educação, uma das mais prestigiadas iniciativas de formação profissionalizante no país.