17/06/2022 19:08 | Segurança

Curso de Operador Aerotático inicia atividades com aula inaugural no Quartel Geral do CBMAL

6ª edição do COAT conta com 27 alunos, sendo três bombeiros


Curso teve início nesta sexta-feira, no Quartel Geral do CBMAL

Ascom CBM


Thássia Santos/ CBM

 Com o objetivo de formar militares e civis para atuarem em missões inerentes a operações aéreas, o Curso de Operador Aerotático (COAT) iniciou suas atividades na manhã desta sexta-feira (17), no auditório do Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL).


O curso conta 27 alunos, sendo três bombeiros militares de Alagoas: o sargento Magalhães, o cabo Café e o soldado Samuel. O sargento BM Magalhães tem 20 anos de carreira e segue motivado para mais um curso operacional. “Sempre tive vontade de fazer o COAT. Sou enfermeiro de formação e sempre quis alinhar o salvamento com a área da saúde. Me espelho em vários amigos por serem muito técnicos no que fazem e será uma honra fazer parte desse grupamento que tanto orgulha nossa corporação”, contou ele, ressaltando que será também uma grande realização pessoal concluir o COAT.


Dentre as missões que serão executadas pelos alunos após a formação, estão: policiamento ostensivo, escolta e transporte de tropa especializada, autoridades, presos e órgãos humanos, prevenção e combate a incêndios florestais, busca e salvamento no mar, patrulhamento urbano, rural e ambiental, controle de motins, entre outras atividades inerentes a operações aéreas de segurança pública.


O coronel PMPE Câmara Júnior, comandante do Grupamento Tático Aéreo da secretaria de defesa social de Pernambuco, conduziu a palestra de abertura, na qual abordou as atividades e os riscos do serviço. “Esse curso é conhecido por poucos conseguirem concluir. É uma atividade muito bonita, com grande destaque midiático, mas com muitos riscos. A missão tem que ser cumprida custe o custar, mesmo com o risco da própria vida, e é para isso que os senhores estão se colocando à disposição”, ressaltou o palestrante. 


A aula inaugural foi presidida pelo secretário de segurança pública (SSP) de Alagoas, Flávio Saraiva, e contou com a participação do comandante-geral do CBMAL, coronel BM Jacques Wolbeck; o secretário executivo de políticas públicas da SSP, tenente coronel Patrick Alessandro; o diretor de Material e Patrimônio do CBMAL, coronel Ivo Alvarez; o coronel PM Gerônimo Nascimento, subcomandante-geral da Polícia Militar de Alagoas; além de representantes da Chefia Especial de Operações Aéreas e do Samu.