10/05/2023 18:30 | Saúde

Curso de Enfermagem abre primeira Empresa Júnior da Uncisal

Humanização Integralizada em Enfermagem oferta produtos e serviços voltados à saúde

A EJ Humanização Integralizada em Enfermagem é a primeira da Uncisal e a segunda criada no Estado de Alagoas

Danielle Cândido / Ascom Uncisal

“Fundar uma Empresa Júnior no campo da Enfermagem é desafiador. É também gratificante encontrar outros caminhos para o meu futuro profissional e de outros discentes da área da saúde pela vivência empresarial - o que me faz acreditar que fiz a escolha certa”.

O depoimento da estudante de Enfermagem Isabel Campello, diretora-presidente da Humanização Integralizada em Enfermagem (HIENF), é um marco para a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), que reconhece a primeira Empresa Júnior (EJ) da instituição.

A ideia de fundar uma Empresa Júnior surgiu, segundo a estudante Isabel Campello, pela necessidade de vivência empresarial no curso de Enfermagem. O módulo de Gestão e Empreendedorismo, ministrado pela professora Lucélia Hora, também despertou o olhar dos estudantes de Enfermagem da Uncisal para o campo empresarial.

“Tem sido um aprendizado diário orientar os caminhos na linha da gestão e empreendedorismo para os universitários, ainda em processo de formação”, explicou Lucélia Hora, orientadora da EJ, que tem possibilitado a formação dos estudantes como possíveis empreendedores.

“Os passos para a abertura de uma Empresa Júnior, com a pouca experiência de todos e ver onde estão chegando, é motivo de orgulho. Certamente, esse grupo de estudantes está experimentando uma experiência inovadora, enriquecedora do ponto de vista dos conhecimentos adquiridos na prática, que possibilitam maturidade profissional, escolhas mais assertivas e uso permanente da ética nesse processo de formação e limitação das possibilidades de entrega ao cliente, dentro das suas competências e limitações ainda como estudantes”, comentou a professora-orientadora.

Inovação e tecnologia

“Estamos em contato com o Núcleo de Inovação e Tecnologia (NIT) da Uncisal desde o começo. Por entender que a Empresa Júnior reflete inovação para a Universidade, nada mais coerente do que o NIT estar junto, fomentando a ideia do empreendedorismo e nos dando mais um suporte”, disse Isabel Campello. A estudante ressaltou ainda que abriu processo administrativo para o reconhecimento formal da EJ na Universidade.

De acordo com Edileuza Leão, coordenadora do NIT da Uncisal, a participação dos alunos em uma Empresa Júnior trará toda a experiência da abertura de uma empresa real, assim como seus desafios para inserção de serviço/produto no mercado, exigências dos clientes com prazo, qualidade, dentre outros aspectos.

“É uma oportunidade sem igual de vivenciar todo esse contexto em grupo, com o apoio de um orientador, da Universidade, da Federação das Empresas Juniores do Estado de Alagoas (Fejea). Os alunos que escolherem formar uma EJ, sem dúvida, estarão mais preparados para o mercado após a sua formação”, destacou.

Humanização Integralizada em Enfermagem

A EJ Humanização Integralizada em Enfermagem (HIENF) é a primeira Empresa Júnior da Uncisal e a segunda Empresa Júnior de Enfermagem criada no Estado de Alagoas. A estudante Isabel Campello informou que a HIENF possui Estatuto Social registrado em cartório e CNPJ. Para isso, contou com o apoio da Federação das Empresas Juniores do Estado de Alagoas (Fejea): “Fomos federados pela Fejea ano passado e isso foi um marco muito importante para nós, pois a parte burocrática da criação de uma empresa não é fácil”, descreveu.

O portfólio da HIENF oferta palestras presenciais e online sobre saúde e educação para crianças, jovens, adultos e idosos, além de capacitações na área da Saúde do Trabalhador/Biossegurança com o objetivo de alertar e promover educação em saúde. As palestras e capacitações acontecem em toda região de Maceió e redondezas. “Desenvolvemos recentemente um e-book voltado à saúde do trabalhador. Vendemos muito esse serviço e tivemos um bom engajamento”, comemorou Isabel Campello.

A HIENF é composta pelos estudantes Maria Isabel Sales Campello (diretora-presidente), Larissa Farias Lima (diretora de Projetos), Ana Aline Rodrigues de Oliveira (gerente de Projetos), João Paulo Simão da Silva (diretor-financeiro), Gicely Santos de Andrade (diretora de Marketing), Bárbara Yasmin Vieira Silva (gerente de Marketing), Bianca Karoliny da Silva (diretora de Gestão de Pessoas), Ashley Hevillayne Astério dos Santos (diretora de Vendas) e Anderson da Silva Lopes (gerente de Vendas).

Em breve, a EJ Humanização Integralizada em Enfermagem (HIENF) vai anunciar a abertura do processo seletivo para os estudantes que desejam vivenciar a experiência de uma Empresa Júnior. A divulgação vai acontecer no Instagram @hienfjr.