22/08/2023 16:49 | Segurança

Curso de atendimento às vítimas de violência doméstica para profissionais da segurança pública é lançado em Alagoas

Alagoas o primeiro estado do país a criar uma capacitação das forças policiais sobre o atendimento humanizado às mulheres


Portaria da SPP torna obrigatória a qualificação para todos os agentes da segurança pública

Roberison Xavier / Ascom SSP


Roberison Xavier / Ascom SSP

Com o objetivo de aprimorar o serviço prestado à sociedade, a Secretaria de Estado da Segurança Pública lançou o curso de atendimento às vítimas de violência doméstica e familiar para os profissionais da linha de frente, que atuam diariamente no enfrentamento da criminalidade.



 

A formação torna Alagoas o primeiro estado do país a criar uma capacitação para os integrantes das forças policiais e do Corpo de Bombeiros Militar sobre o protocolo de atendimento humanizado às mulheres que sofrem algum tipo de violência. O curso, que será coordenado pela Chefia de Ensino Integrado da SSP, foi lançado na manhã desta terça-feira (28), no Palácio República dos Palmares.

 

Durante a cerimônia de lançamento, o secretário Flávio Saraiva assinou uma portaria que torna obrigatória a qualificação para todos os agentes da segurança pública. Os comandantes, diretores e gestores das Polícias Militar, Civil e Científica, além do Corpo de Bombeiros Militar, devem fomentar a instrução entre os integrantes das respectivas instituições e encaminhar a lista dos concludentes.

 

Em sua fala, Flávio Saraiva elogiou a promoção do curso e expressou sua alegria em colaborar com mais uma qualificação profissional em busca da melhoria das ações desempenhadas na área. “É um trabalho em equipe, e esse grupo está de parabéns. É mais um passo que damos em atenção às vítimas, que nem sempre têm o apoio de familiares e amigos”, afirmou o secretário da Segurança Pública.



 

Já a secretária da Mulher e dos Direitos Humanos, Maria José, falou sobre a importância da integração entre as instituições e a necessidade de especialização para que seja realizado o atendimento humanizado em casos de violência doméstica.

 

“Trabalhar em rede é muito importante. As forças de segurança salvam a vida da mulher, e nós, da Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos de Alagoas, cuidamos. Que essa nova turma venha com o olhar ainda mais humanizado que a polícia precisa ter em ocorrências como essas”, lembrou a gestora.



 

Na solenidade, também foi apresentada a nova plataforma on-line de ensino da Segurança Pública. O Ambiente Virtual de Aprendizagem – CEI Educar tem o objetivo de oferecer cursos na modalidade EaD de forma didática, dinâmica e interativa, proporcionando o aprendizado à distância para todo o efetivo.

 

Inscrições

 

As inscrições para o curso Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica para Profissionais da Segurança Pública foram abertas nesta terça-feira (22). A capacitação, voltada para o público em geral, tem conteúdos direcionados para a instrução de profissionais das Polícias Militar, Civil e Científica e do Corpo de Bombeiros Militar.

 

Para se inscrever, basta acessar o site https://ceieducar.seguranca.al.gov.br/moodle, fazer o login ou criar uma conta na plataforma e se inscrever no curso. A instrução tem carga horária de 70 horas.