05/10/2023 16:01 | Cultura

Cultura prorroga o prazo para prestação de contas do 5º Prêmio de Incentivo à Produção Audiovisual

Contemplados têm até o dia 30 de junho de 2024 para entregar a documentação, garantindo a transparência na aplicação dos recursos


Objetivo da prorrogação é garantir a transparência e a regularidade dos recursos empregados

Alexandre Teixeira / Ascom Secult


João Brito / Ascom Secult

O prazo para prestação de contas dos projetos contemplados pelo 5º Prêmio de Incentivo à Produção Audiovisual em Alagoas - Prêmio Cacá Diegues (Edital Nº 04/2021) -, foi prorrogado pela Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) para até 30 de junho de 2024. A portaria foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta quinta-feira (5).

 

Os projetos selecionados nas categorias Curta-Metragem A, B e C possuem mais seis meses para reunir todas as informações necessárias e concluir o relatório das despesas dos projetos.

 

O objetivo da prorrogação é garantir a transparência e a regularidade dos recursos empregados. O não cumprimento do prazo estabelecido para a prestação de contas acarretará as penalidades previstas no certame, incluindo a impossibilidade de participação em futuros editais e a devolução dos recursos investidos.


"Esta prorrogação não é apenas uma extensão de prazo; é um sinal de nosso compromisso com a comunidade audiovisual alagoana. Estamos empenhados em apoiar e promover o desenvolvimento dessa importante área da cultura, reconhecendo seu potencial para gerar empregos, estimular a criatividade e fortalecer nossa identidade cultural”, destacou a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas.

 

A superintendente de Economia Criativa, Fomento e Incentivo à Cultura, Natalia Teles, ressaltou a importância da prorrogação e a transparência do edital com a comunidade alagoana.

 

“A Secult entende plenamente os desafios enfrentados por aqueles que se dedicam a produzir obras audiovisuais de qualidade. Sabemos que o processo de produção e finalização de um projeto cinematográfico é complexo e demanda tempo e recursos significativos. Compreendemos também que a prestação de contas é uma etapa crucial do processo, que envolve detalhes minuciosos e um cuidado especial com os registros financeiros. Por esse motivo, a prorrogação da prestação de contas é uma medida que busca facilitar a vida dos contemplados pelo edital. Queremos assegurar que todos tenham a oportunidade de concluir essa fase de maneira adequada”, disse