22/04/2024 16:15 | Cultura

Cultura nas Grotas realiza Oficina de Artesanato Criativo na comunidade de Ouro Preto

Inscrições são gratuitas e exclusivas para os moradores da grota

Oficina de Artesanato Criativo visa empoderar a comunidade local através da produção artesanal

Marco Antonio / Agencia Alagoas

João Brito / Ascom Secult

O Governo de Alagoas está oferecendo aos moradores da Grota Ouro Preto uma oportunidade para explorar suas habilidades criativas e de produção manual. Em parceria com o Programa Vida Nova nas Grotas, a Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) está promovendo uma Oficina de Artesanato Criativo, que visa empoderar a comunidade local através da produção artesanal.

As aulas começam nesta quarta-feira (24), às 14h, na Instituição Ouro Preto Dando as mãos, localizada na Rua Padre Cícero, 86a, e serão ministradas pela mestra Vânia Oliveira, Patrimônio Vivo de Alagoas. As inscrições são gratuitas e exclusivas para os moradores da Grota Ouro Preto. Durante as aulas práticas, os alunos explorarão diversas técnicas de artesanato, criando uma variedade de artefatos com várias tipologias.

Para a secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas, a ação reforça o trabalho do Governo do Estado em construir um caminho mais inclusivo para todos "A cultura tem o poder de transformar vidas e comunidades inteiras. Ao levar atividades culturais e cursos para as comunidades mais carentes de Maceió, estamos não apenas promovendo o acesso à arte e à educação, mas também capacitando essas pessoas a desenvolverem suas habilidades e a encontrarem novas oportunidades”, falou.

A mestra Vânia Oliveira reforçou a importância desse incentivo para o artesanato alagoano. “O nosso papel como Patrimônio Vivo do Estado é compartilhar o nosso conhecimento com a população. Com essas oficinas queremos fortalecer o artesanato alagoano, gerar renda e uma ocupação para as famílias nativas por meio do estímulo do aprendizado”, disse a mestra.

Vida Nova nas Grotas

O Vida Nova nas Grotas é o maior programa social do Brasil, criado para oportunizar as pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social e econômica. Além disso, foi pensado para proporcionar acesso e uma aproximação aos alagoanos e descentralizar os serviços das secretarias do Governo Estadual para as comunidades.