30/11/2023 15:09 | ServiçosPrimeira Infância

Cria lança projeto Primeira Carteira de Identidade Nacional (CIN)

Documento é emitido para crianças de 1 a 6 anos e é fruto de parceria entre a Secretaria da Primeira Infância (Cria) e o Instituto de Identificação de Alagoas


O documento é emitido com numeração padrão único em todo Brasil

Ascom Poal


Fabiana Barros / Ascom Cria

A Secretaria da Primeira Infância de Alagoas (Cria) e o Instituto de Identificação de Alagoas lançaram o projeto Primeira Carteira de Identidade Nacional (CIN) para crianças de 1 a 6 anos. A primeira ação do projeto aconteceu na última quarta-feira (29), na Creche Cria Senador Rui Palmeira. As crianças matriculadas na creche foram as primeiras a receber a CIN.


O documento é emitido com numeração padrão único em todo Brasil, o que permite a integração dos dados de maneira segura e em tempo real. Esse documento possibilita a observação de informações divergentes em diferentes sistemas e o acompanhamento do ciclo de vida do cidadão. O documento ainda pode proporcionar mais segurança e informações em caso de perda e sequestro de crianças.


Para a diretora da Creche de Senador Rui Palmeira, Flávia Wanderley, foi uma honra para a unidade educacional ser a primeira a receber o projeto. “É um documento muito importante para a criança e uma segurança para as famílias”, afirmou. 


Rubglecia Bezerra Lima, mãe do pequeno Pedro, aprovou a iniciativa. “Achei maravilhoso poder tirar o documento de identidade do meu filho”, afirmou.


A primeira ação para emissão da CIN foi exclusiva para bebês e crianças de 1 a 6 anos. Os responsáveis pelas crianças devem apresentar os seguintes documentos, certidão de nascimento e CPF, sendo opcional o tipo sanguíneo, desde que comprovado, e cópia do cartão do SUS, ambos impressos; registro geral (RG), CPF e comprovante de residência.


A CIN pode ser feita para bebês com menos de um ano, a partir de 7 meses. No entanto, não há garantia de que a leitura digital do bebê fique legível. A tentativa com bebês com menos de um ano somente será feita se a quantidade disponibilizada não for preenchida pelas crianças entre 1 e 6 anos.


O projeto Primeira CIN é uma importante iniciativa para a segurança das crianças alagoanas. O documento é essencial para a identificação e a proteção de menores em situação de risco.