29/01/2024 14:43 | Primeira Infância

Cria dá início a capacitação com enfermeiros da atenção básica

A iniciativa da Atenção Integral às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI) é tentar reduzir a mortalidade infantil

Proposta é que a capacitação envolva todos os municípios alagoanos

Rodrigo Marinho / Ascom Cria

Fabiana Barros / Ascom Cria

A Secretaria de Estado da Primeira Infância (Cria) realizou a primeira edição do curso de capacitação sobre Atenção Integral às Doenças Prevalentes na Infância/Neonatal (AIDPI) para enfermeiros que atuam na atenção básica. A iniciativa tem como objetivo, além de capacitar, otimizar as ações de prevenção e promoção à saúde, e potencializar a consulta de puericultura garantindo maior segurança ao profissional sobre manejo, conduta, tratamento e referenciamentos. Todos os procedimentos adotados têm o objetivo maior de reduzir a mortalidade infantil.

O curso aconteceu nos dias 26, 27 e 28 de janeiro, em Maceió. O primeiro dia contou com uma aula prática na Maternidade Santo Antônio. Os demais tiveram aulas teóricas na Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). A proposta é que a capacitação envolva todos os municípios alagoanos. O Ministério da Saúde reconhece a relevância dos indicadores por meio do AIDPI no intuito de fortalecer o papel da Atenção Básica.

De acordo com o DataSus, em 2020, foram registrados no  país 28.412 óbitos infantis, sendo que 31% deles no Nordeste. Nesse contexto, o AIDPI é elemento fundamental para implementação de estratégias a fim de viabilizar melhoria à saúde das crianças. A aplicação, por meio da consulta de enfermagem, permite ao profissional identificar sinais e sintomas que possam ser resolvidos enquanto atenção básica. Havendo necessidade, pode ainda providenciar encaminhamentos para os casos necessários.

Conforme o Datasus, em Alagoas, 1.208 enfermeiros atuam na atenção básica. Para realizar a capacitação, a Cria entra em contato com a mecretaria municipal de Saúde, que preenche um formulário para iniciar o processo. Cada turma deve ser composta por até 30 alunos, com um tutor e carga horária de 26 horas. Os cursos são presenciais, gratuitos e com certificação.

Conforme a secretária de Estado da Primeira Infância, Paula Dantas, o cronograma prevê 19 turmas até agosto de 2025. No próximo mês, a capacitação acontecerá com os profissionais de Arapiraca. Em março, o curso irá contemplar os municípios de Palmeira dos Índios, Rio Largo, Marechal Deodoro, Murici, União dos Palmares e Satuba.

Criação

A Estratégia de Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI) foi criada, em 1996, por meio de ações articuladas entre Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial de Saúde (OPAS/OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef).

A AIDPI tem como objetivos responder às necessidades de saúde da população infantil; fortalecer o enfoque integrado de atenção à saúde da criança; aplicar medidas de prevenção; estimular atividades de promoção da saúde; melhorar a eficiência e qualidade da atenção; atuar como porta de entrada para a detecção e tratamento de outros problemas de saúde, de forma a reduzir a mortalidade infantil.