02/05/2023 09:44 | Educação

Coordenadores pedagógicos comemoram valorização da categoria com pagamento de Função Gratificada

Educadores terão jornada de 40h e fortalecerão ainda mais a gestão das escolas estaduais

Os coordenadores pedagógicos desempenham um papel fundamental no bom funcionamento de qualquer instituição de ensino

Thiago Ataíde

Ana Paula Lins

Nas escolas, eles são incansáveis: atendem a pais, alunos, professores e desempenham um papel fundamental no bom funcionamento de qualquer instituição de ensino. Os coordenadores pedagógicos são como um coração pulsante e, agora, terão o reconhecimento merecido com a criação e pagamento da Função Especial de Coordenador Pedagógico (FECP).

A FECP foi criada com a publicação da nova Lei Delegada do Governo de Alagoas. Este profissional terá uma carga horária de 40h semanais na escola e, dentre outras atribuições, fará o acompanhamento pedagógico das escolas, assessoramento aos professores, monitoramento do desempenho e permanência na escola dos alunos e realização reuniões e encontros com os pais. Cada unidade de ensino terá um profissional designado para receber a FECP.

"É uma conquista mais que merecida e que há anos é pleiteada por todos nós do acompanhamento pedagógico. Trata-se de um profissional essencial na liderança dos processos pedagógicos, que direciona e apoia os docentes no planejamento e no cuidado com a aprendizagem dos nossos estudantes. E, após muita luta, esse reconhecimento é concedido pelo governador Paulo Dantas e pelo secretário Marcius Beltrão", celebra Cristina Peitter, gerente especial de Desenvolvimento Educacional da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Escolha democrática

As publicações com as designações dos coordenadores que serão contemplados com a função gratificada começaram a ser publicadas na semana passada. A seleção desses profissionais é um processo democrático que mobilizou toda a comunidade escolar.

"Cada escola escolheu um coordenador pedagógico para receber a função gratificada e essa escolha passa pelo crivo do Conselho Escolar. Depois esse processo vai para a Gerência Regional de Educação e, depois, segue para a Seduc. Esse profissional fará um trabalho de articulação da oferta da escola, interagindo com a equipe gestora e trabalhando no planejamento da busca ativa por estudantes evadidos", explica Ricardo Lisboa, superintendente de Desenvolvimento do Ensino Médio da Seduc.

O coordenador pedagógico Marcelo Carnaúba e o secretário de Educação Marcius Beltrão. Foto: Thiago Ataíde

Valorização

No último dia 26, em solenidade no Centro de Convenções, o Governo de Alagoas, por meio da Seduc, anunciou uma série de programas e projetos para a melhoria dos índices educacionais do Estado. Dentre as novidades estava justamente a criação da Função Especial de Coordenador Pedagógico. Os coordenadores presentes ao evento foram unânimes ao afirmarem que o pagamento da gratificação valoriza uma categoria que desempenha um papel-chave na escola.

Marcelo Carnaúba, coordenador pedagógico da Escola Estadual Professor Silvério Lins, em Mar Vermelho, disse que este é reconhecimento há muito tempo esperado pela categoria. “O coordenador sempre desempenhou um papel importante na escola, e, agora, com esse reconhecimento, vamos efetivar um trabalho que já é feito há muito tempo, fortalecendo a aprendizagem dos estudantes e a gestão da escola. Por isso, somos gratos ao governador Paulo Dantas e ao secretário Marcius Beltrão por nossa valorização”, destaca.

Francisco Lima diz que reconhecimento fortalece o engajamento de toda a equipe. Foto: Ana Paula Lins

Francisco Lima, coordenador na Escola Estadual Professora Gilvana Ataíde Cavalcante Cabral, lembra que a categoria interage com todos os públicos que frequentam a escola. “É um trabalho que instrumentaliza todo o fazer pedagógico da instituição. Estamos em ano de prova do SAEB, e este reconhecimento chega em um momento onde estamos focados na busca pela melhoria da aprendizagem de nossos alunos, fortalecendo o engajamento de toda a equipe”, avalia.

Motivação

Rosilene Soares, da Escola Estadual Professor Mileno Ferreira da Silva, de Santana do Ipanema, destaca que a dedicação do coordenador pedagógico ultrapassa os muros da escola, tendo este profissional papel essencial na busca ativa pelos estudantes evadidos.

“Essa valorização é muito importante, pois motiva ainda mais o coordenador que, por se sentir reconhecido, vai se empenhar ainda mais. E, consequentemente, os resultados também serão melhores. Estamos muito felizes e só temos a agradecer, pois, com esse reconhecimento, ganha toda a comunidade escolar”, afirma.

Rosilene Soares, da Escola Estadual Professor Mileno Ferreira da Silva, de Santana do Ipanema. Foto: Iago Andrew