11/01/2023 11:56 | Desenvolvimento Econômico

Cooperativismo e associativismo viram protagonistas da gestão Paulo Dantas

Pasta da Indústria, Comércio e Serviços (Seics) terá agora uma Secretaria Executiva de Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária


Cooperativismo em Alagoas alimenta mais de 300 mil pessoas e gera cerca de 200 mil empregos diretos e indiretos, em 240 cooperativas

Ascom Seics


Isabella Padilha / Ascom Sedetur

A Secretaria Estadual da Indústria, Comércio e Serviços (Seics), criada pelo governo Paulo Dantas para fomentar o desenvolvimento econômico do Estado, terá um trabalho especial: incentivar e promover o cooperativismo em Alagoas.

 

Com a criação da Secretaria Executiva de Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária, os agricultores familiares e membros de cooperativas de todo o Estado serão beneficiados com programas, ações e planos de fomento voltados para o segmento.

 

Segundo um levantamento do Governo, o setor alimenta mais de 300 mil alagoanos, além de gerar empregos diretos e indiretos para cerca de 200 mil pessoas por meio das mais de 240 cooperativas espalhadas por todo o Estado.

 

Para a secretária de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Caroline Balbino, as ações de fomento para o setor em Alagoas são essenciais e trarão mudanças positivas.

 

“O cooperativismo é um setor econômico fundamental para Alagoas, que gera cerca de 200 mil empregos e alimenta mais de 300 mil pessoas. A manutenção e criação de políticas de fomento para o setor é uma pauta de extrema importância, e é liderada pela Seics na estrutura do Governo do Estado. Estamos prevendo ações, como a execução de projetos para a abertura de mercado para as cooperativas, oferecendo acesso aos mercados privados, e de compras governamentais, assim como o fomento para áreas como a agricultura familiar e ações na área de inovação”, reitera Caroline.



Seics


Recém-criada, a pasta da Indústria, Comércio e Serviços atuará na prospecção de novos negócios para Alagoas, com a intenção de expandir o parque industrial alagoano, bem como gerar novos empregos, apostando na interiorização do desenvolvimento.

 

Além da Secretaria Executiva de Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária, a Seics abrange ainda as Superintendências da Indústria, Comércio e Serviços (Sics); Desenvolvimento Regional e Setorial (Suder) e Energia e Mineração (Suem). A Gerência de Design e Artesanato também compõe a pasta, dentro do organograma da Secretaria Especial de Cooperativismo.