12/04/2023 12:14 | Agricultura

Cooperativas da agricultura familiar contribuem para o desenvolvimento econômico de Alagoas

Levantamento do Governo aponta que o setor cooperativista gera cerca de 200 mil empregos e alimenta mais de 300 mil alagoanos


Em Alagoas, sistema cooperativista tem se destacado por valorizar a individualidade dos associados e da cultura local

Fotos de Ascom/Sedics


Texto de Raphael Silva, sob supervisão*

Por meio da parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), o trabalho das Cooperativas em Alagoas vem consolidando a produção alimentícia estadual no mercado, apostando na configuração de um plano de ações ainda mais assertivo para a consolidação de políticas voltadas para a valorização da produção rural.



Em Alagoas, o sistema cooperativista destaca-se por valorizar a individualidade dos associados e da cultura local.  A secretária de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), Caroline Balbino, atribui o crescimento do grupo produtivo Cooperal a uma parceria valiosa com o Governo de Alagoas. "Temos trabalhado muito em prol de ações que beneficiem o segmento cooperativista e associativista alagoano. Essa valorização tem feito com que os produtores se aproximem mais das políticas públicas do Estado. Além disso, os investimentos do Governo de Alagoas, principalmente no repasse de equipamentos de qualidade, é uma evolução constante com foco no desenvolvimento dos nossos cooperados”, destaca.




Para a presidente da Cooperativa dos Produtores Rurais de Arapiraca (Cooperal), Maria José, o trabalho cooperativista é responsável por mudar vidas. “O trabalho que realizamos tem mudado a vida de muitos agricultores, percorrendo as diversas atividades, processos e negócios dentro da cooperativa”, afirma a presidente.



Maria conta que o trabalho da cooperativa tornou-se referência para outros grupos produtivos de Alagoas, através de ações adotadas para inovar o funcionamento do quadro de trabalhadores. Segundo ela, a Cooperal conseguiu fazer o número de cooperados saltar de 120 para quase 600. “A Cooperal deu seus primeiros passos em fevereiro de 1992 com 20 agricultores. Hoje, em 2023, temos quase 600 que produzem tanto para a cooperativa, quanto para feiras livres”, disse.



Atualmente, a Cooperal reúne cooperados de todas as regiões de Alagoas e produz mais de 30 alimentos da agricultura familiar, como frutas, hortaliças, raízes e entre outros, em prol de ações que beneficiem a agricultura familiar, base da vida de Maria desde que ela se se entende por gente.




O modelo do sistema cooperativista em Alagoas - consolidado pela valorização dos cooperados -, insere as pessoas, promovendo o desenvolvimento e crescimento dos seus associados, como conta Verônica Gomes, de 32 anos, presidente da Cooperativa de Produção e Comercialização da Agricultura Familiar (Coopcaf), localizada em São José da Tapera - interior alagoano - e que hoje conta com cerca de 125 cooperados. "A Coopcaf nasceu através de agricultores que acreditaram que se formalizar através de uma cooperativa seria o melhor caminho. Eu venho de uma associação comunitária, sou filha e neta de agricultores. Minha família toda permanece na roça. Hoje, estou à frente desse grupo produtivo desde a sua fundação, em 2012”, explica Verônica.



Ela destaca ainda que, graças à Coopcaf, muitos agricultores conseguiram ampliar os seus métodos de produção, tanto nas compras públicas, quanto no mercado. "Nossa cooperativa sempre busca trabalhar para agregar o produto do agricultor onde quer que seja. Aqui na Coopcaf produzimos aves caipiras, ovos, hortaliças e frutas perenes, no intuito de gerar emprego e renda, mostrando que o cooperativismo promove grandes oportunidades para nossos agricultores" destacou a representante.



Inovação


A Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), por meio da Secretaria Executiva do Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária, promoveu em março deste ano, em Arapiraca, o 1º Seminário de Inovação no Cooperativismo Alagoano (Inova Coop). O evento, realizado em parceria com a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Alagoas (Unicafes/AL), foi uma oportunidade para partilhar conhecimento e colaborar para os avanços nos processos de inovação das cooperativas de Alagoas.




Para o secretário Executivo de Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária, Adalberon Sá Júnior, capacitar os cooperativistas alagoanos fará com que o estado cresça ainda mais enquanto referência no segmento. “Durante o encontro, tivemos presentes cooperativas não só da agricultura familiar, como também de diferentes ramos, como de crédito, trabalho e saúde, e estivemos muito felizes com a presença de todos porque pudemos falar da urgência dessa tendência que é a inovação no segmento cooperativista, fazendo de Alagoas ainda mais um estado referência no cooperativismo” frisou.