21/02/2024 11:47 | Saúde

Convênio entre Sesau e Escola Profissionalizante Grau Técnico abre oportunidades de estágio no HEA

Alunos dos cursos técnicos de enfermagem e radiologia e da área administrativa serão contemplados com a parceria


Referência nos atendimentos, HEA vai receber estagiários de escola profissionalizante

Tony Medeiros / Ascom HEA


Tony Medeiros / Ascom HEA

Convênio entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e a Escola Profissionalizante Grau Técnico, localizada em Arapiraca, vai garantir a estudantes dos cursos técnicos de enfermagem e radiologia a oportunidade de realizar estágios no Hospital de Emergência do Agreste (HEA). Além disso, haverá espaço para estágios na área administrativa e no curso de eletrotécnica.

 

Essa iniciativa representa uma grande oportunidade de aprendizado para os estudantes, mas também fortalece a capacidade de atendimento e assistência do HEA, conforme destacou a diretora-geral do HEA, Bárbara Albuquerque. “Por meio deste convênio a Sesau e a Escola Grau Técnico contribuem para a formação de novos profissionais de saúde mais qualificados e preparados para enfrentar os desafios do cotidiano hospitalar”, explicitou a gestora.

 

A responsável técnica do Núcleo de Educação e Ensino do HEA, Maria Sharlene, ressaltou que a parceria da Sesau com a Escola Grau Técnico vai enriquecer a história do HEA. “É a chance dos alunos poderem aprender com grandes profissionais, que são referência em nosso estado. Espaços ampliados com instituições de ensino preocupadas com o enriquecimento profissional dos alunos. E é aprendizado pra valer, porque os profissionais responsáveis são exigentes e cobram realmente dos estagiários que tenham resultado”, declarou.

 

Maria Sharlene enfatizou ser importante destacar que o convênio entre a Sesau e a Escola Grau Técnico têm uma contrapartida. “Se é bom para os alunos, com o aprendizado, também é bom para a qualificação dos nossos profissionais, que têm acesso a benefícios como bolsas, capacitações e treinamentos nestas instituições de ensino e que vão colaborar na formação de quem já está no dia a dia do hospital salvando vidas”, acrescentou.



 

Expectativa

 

A coordenadora pedagógica da Escola Grau Técnico, Deyse Lima, evidenciou que a parceria celebrada com a Sesau já era esperada pela equipe da unidade de ensino e pelos alunos. “Uma parceria que vai atender estudantes dos cursos de técnico de enfermagem e radiologia. Abrimos também espaço para estágios dentro da área administrativa e do curso também de eletrotécnica”, disse.

 

Deyse ressaltou que o estágio vai além da dimensão técnica: “Nossos alunos vão ver de perto como os profissionais do HEA atuam neste processo de humanização no tratamento, além das técnicas para cuidar de ferimentos, a maneira humana de cuidar de pacientes e acompanhantes”, afirmou.

 

Já o coordenador de estágios do Grau Técnico, João Batista, explicou que o convênio entre a Sesau e a unidade vai possibilitar a abertura de novas portas para os alunos, porque o HEA é uma referência na assistência à saúde, o que vai propiciar que, ao final do curso, eles tenham outras possibilidades em outras instituições da região. “São mais oportunidades de aprendizado, qualificação de estudantes e isso, no futuro próximo, será devolvido para a sociedade, com profissionais cientes de todos os processos dentro da unidade hospitalar. Uma parceria fantástica!”, sentenciou.