15/05/2023 11:55 | Segurança

Convênio entre Seris e a Secretaria do Desenvolvimento vai garantir trabalho e renda para reeducandos

Vagas são destinadas a apenados que cumprem pena em regime semiaberto ou aberto, conforme determina a Lei de Execução


Caberá a Seris selecionar e encaminhar os reeducandos aptos a participarem das atividades

Jorge Santos


Regina Carvalho

Convênio firmado entre as secretarias de Estado da Ressocialização (Seris) e Inclusão Social e a pasta do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics) vai proporcionar a utilização de mão de obra de reeducandos recolhidos no sistema prisional alagoano. Para a execução dos serviços, os apenados serão remunerados.


Com a meta de promover a reintegração social de reeducandos do sistema penitenciário, o convênio vai permitir a geração de trabalho e renda para apenados que cumprem pena em regime semiaberto ou aberto, conforme determina a Lei de Execução Penal nº. 7.210 de 1984.


Serão disponibilizadas inicialmente sete vagas para reeducandos, podendo esse número ser ampliado. A prestação de serviço ocorrerá na própria Sedics.


Caberá a Seris selecionar e encaminhar os reeducandos aptos a participarem das atividades, através da equipe Psicossocial da Reintegração Social e Acompanhamento de Alternativas Penais, assim como elaborar e manter o controle de frequência para fins de aproveitamento dos dias trabalhados com vistas à remição de pena.


Já a Sedics deverá pagar aos reeducandos, mensalmente, pelo menos um salário mínimo através de depósito em conta bancária individual.