26/01/2023 11:05 | Segurança

REFORÇO NA SEGURANÇA

Convênio com TJ e Ministério da Justiça beneficia Seris com entrega de equipamentos

Na primeira quinzena de janeiro deste ano Tribunal disponibilizou kits de videoconferência


Encontro no Tribunal de Justiça que confirmou entrega de equipamentos de informática, adquiridos pelo convênio com o Ministério da Justiça

Matheus Omena


Regina Carvalho/Ascom Seris

A Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social recebeu do presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL), desembargador Fernando Tourinho, a confirmação da entrega de equipamentos de informática, adquiridos graças ao convênio com o Ministério da Justiça (MJ).

A reunião ocorreu na Presidência do Tribunal de Justiça de Alagoas, com os secretários Diogo Teixeira e Flávio Saraiva, respectivamente da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) e da Segurança Pública  (SSP), momento que serviu para selar a parceria do TJ com a Seris e a SSP. “Estamos buscando recursos no Funpen (Fundo Penitenciário Nacional) para ampliar ainda mais nosso trabalho na telepresença. Nosso atendimento já é uma referência. É um trabalho pioneiro no país e só temos a agradecer a parceria que vai aprimorar esse trabalho já feito”, destaca o secretário Diogo Teixeira, ao celebrar a entrega de onze equipamentos de alta tecnologia para a Seris, a serem utilizados no Centro de Telepresença, setor que já registra mais de 20 mil audiências.

Na primeira quinzena de janeiro deste ano, após assinatura de termo de cessão, o Tribunal de Justiça de Alagoas disponibilizou os kits de equipamentos de videoconferência para a Seris e a SSP, além de licenças para uso de softwares.

Os equipamentos foram adquiridos por meio de convênio com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) do Ministério da Justiça. “A Seris é sempre acompanhada por nós e nós testemunhamos que melhorou muito e que não teremos problemas. Nós percebemos e acompanhamos”, destaca o presidente do TJ, desembargador Fernando Tourinho.


Os novos computadores e equipamentos de videoconferência irão para as Varas Criminais, os presídios e instalação em algumas delegacias, servindo, assim, para audiências de instrução e de custódia, que passam a facilitar a execução de tarefas dos servidores que atuam na Seris e visam oferecer mais celeridade e mais segurança para os alagoanos, contribuindo para a ressocialização de apenados.

“O objetivo é fazer as coisas acontecerem. Uma reunião em que cada um dos expoentes das pastas entraram em sinergia com o Poder Judiciário para atingirmos o resultado final. Nós tivemos através de um projeto elaborado no Judiciário a destinação por parte do Ministério da Justiça de uma série de equipamentos para a realização de audiências de custódia e de instrução. Na Seris, nós já vemos um cenário bem propício, e se anda bem, o trabalho já é feito naturalmente e a contento, só precisaremos trocar as máquinas”, relata Lorena Souto Maior, juíza auxiliar da presidência.

José Baptista, diretor de Tecnologia do TJ-AL, parabenizou todos os envolvidos pela ação que informatiza presídios e delegacias do Estado com equipamentos de tecnologia avançada. Legenda: Novos computadores e equipamentos de videoconferência irão para as Varas Criminais, os presídios e instalação em algumas delegacias