17/11/2022 15:45 | Institucional

Controladoria promove V Encontro da Rede de Ouvidoria

Evento reuniu servidores de 30 órgãos para discutir melhorias na prestação do serviço à sociedade


V Encontro da Rede de Ouvidoria contou com a participação de servidores de 30 órgãos da administração direta e indireta do Estado

Ascom CGE


Vinícius Teodósio

Ouvidores dos órgãos da administração direta e indireta do Poder Executivo Estadual se reuniram nesta quinta-feira (17), na Controladoria-Geral do Estado de Alagoas (CGE/AL), para traçar objetivos conjuntos a serem alcançados pelo setor, visando aprimorar ainda mais a prestação de serviço e assistência à sociedade. Promovido pela Superintendência de Correição e Ouvidoria (Sucor), a iniciativa faz parte das atividades do V Encontro da Rede de Ouvidoria.

 

“O trabalho das Redes de Ouvidoria são essenciais para entendermos se a gestão está atendendo aos anseios da sociedade. Na verdade, é o elo necessário para uma boa prestação do serviço público”, disse a controladora-geral do Estado, Maria Cláudia Gomes, na abertura do evento. Ainda de acordo com Maria Cláudia, os ouvidores tiveram a oportunidade de avaliar a atuação dos órgãos que representam, bem como realizar balanços de ações.

 

Presente ao encontro, a assessora de Transparência da Secretaria de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), Dayane Arruda, conduziu temas e orientou os participantes durante a imersão de assuntos que estão relacionados ao trabalho da Ouvidoria.

 

O V Encontro da Rede de Ouvidoria contou com a participação de servidores de 30 órgãos que, na oportunidade, compartilharam suas experiências e desafios à frente da Ouvidoria, a principal porta de entrada para sugestões, reclamações e elogios do cidadão em relação ao serviço prestado pelas unidades administrativas.

 

Ouvidorias em Alagoas

 

Cumprindo o que preconiza a lei nº 13.460/2017, que regulamenta a participação, proteção e defesa dos direitos dos usuários de serviços públicos, e seguindo seu regulamento interno, a CGE realiza o monitoramento de todas as redes de ouvidoria do Estado e foi responsável pela implementação do sistema e-Ouv, em parceria com o Itec.

 

A Ouvidoria é uma ferramenta de participação popular, pela qual o cidadão contribui para a melhoria das políticas e serviços públicos disponibilizados pelo Governo do Estado de Alagoas.