16/05/2023 18:05 | Segurança

Conselho Penitenciário e Vara de Execuções Penais visitam oficinas do sistema prisional

Visita teve por objetivo fortalecer a parceria entre os órgãos, visando à ampliação dos projetos sobre remição de pena pelo trabalho e estudo


Conselheiros verificaram quais as ações que podem ser tomadas para aperfeiçoar o funcionamento das oficinas de trabalho no sistema prisional

Ascom/Seris


Janaina Marques / Ascom Seris

Representantes do Conselho Penitenciário de Alagoas e o juiz da Vara de Execuções Penais, Alexandre Machado, visitaram as oficinas de trabalho que fazem parte da Gerência de Trabalho, Renda e Assistência Social da Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris), nesta terça-feira (16).  O objetivo do encontro foi apresentar as iniciativas desenvolvidas na área de trabalho e renda do sistema prisional alagoano, como também verificar quais as ações que podem ser tomadas para aperfeiçoar o funcionamento das oficinas de trabalho.

 

Durante a visita, os participantes conheceram as instalações da biblioteca que está sendo implantada no presídio masculino Cyridião Durval e Silva, que servirá de apoio para o desenvolvimento do projeto de remição por meio da leitura, beneficiando cerca de 400 reeducandos.



 

Os conselheiros também visitaram as oficinas de artesanato, saneantes, corte e costura, serigrafia e a horta da Fábrica de Esperança, projeto que promove a reinserção social por meio da utilização da mão de obra carcerária, gerando oportunidade de trabalho e renda, além de promover a remição de pena por meio da atividade laboral, como preconiza a Lei de Execuções (LEP), que garante a cada três dias trabalhados um dia a menos na pena.

 

Segundo o presidente do Conselho Penitenciário e advogado Luís Medeiros, a visita foi fundamental para conhecer as práticas desenvolvidas na área de ressocialização em Alagoas. “Estamos aqui atendendo um convite da Vara de Execuções Penais, para conhecer um pouco mais sobre os projetos de ressocialização realizados no sistema prisional do estado e, também, verificar como podemos contribuir para a melhoria do trabalho que já vem sendo desenvolvido”, frisou o conselheiro.

 

Após a visita, o Conselho Penitenciário se comprometeu em realizar a doação de livros, mobiliários e computadores para os projetos voltados para educação e trabalho, entre eles, o “Livros que libertam” e a "Fábrica de Esperança.

 

A visita teve a iniciativa do juiz titular da Vara de Execuções Penais, Alexandre Machado, com o intuito de apresentar ao Conselho Penitenciário as atividades desenvolvidas na área de educação e trabalho e unir forças para garantir a ampliação dos projetos.



 

“O Conselho Penitenciário se colocou à disposição para nos auxiliar na implantação dos projetos na área de educação e trabalho. O projeto de remição pela leitura vem avançando rapidamente e necessita de uma estrutura que possa garantir que ele continue avançando, como também daqueles voltados para o trabalho. Por isso é importante fazer a interlocução com outras instituições, para que elas conheçam e verifiquem como podem contribuir para que mais custodiados tenham oportunidade de trabalho e estudo dentro do sistema prisional”, concluiu o juiz, acrescentando que já estão previstas parcerias com outros órgãos, como o Conselho da Comunidade e Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

 

Para a policial penal e gerente de Trabalho, Renda e Assistência Social, Evany Vianei, o apoio e união das instituições em prol da melhoria do sistema prisional alagoano é essencial para o avanço dos projetos desenvolvidos pela pasta.

 

“Iniciativas como esta auxiliam na melhoria dos trabalhos desenvolvidos pela Seris e contribuem para que possamos alcançar mais custodiados e, consequentemente, gerar mais oportunidades de reintegração social”, finalizou a gestora.