13/12/2022 13:59 | Desenvolvimento Econômico

Conselho Estadual de Políticas Energéticas debate desenvolvimento do setor elétrico em Alagoas

Encontro contou com a participação de representantes do segmento energético, da sociedade civil e do Governo do Estado

Conselho discutiu ações para fomentar o desenvolvimento e promover melhorias para a matriz energética de Alagoas.

Theresa Ebrahim / Ascom Sedetur

William Makaisy / Ascom Sedetur

Em reunião, na manhã desta terça-feira (13), no Palácio República dos Palmares, o Conselho Estadual de Política Energética (Cepe) discutiu ações para fomentar o desenvolvimento e promover melhorias contínuas para a matriz energética de Alagoas.

De acordo com a secretária de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas, Caroline Balbino, as reuniões pontuais do Cepe são necessárias para fomentar ações para o desenvolvimento sustentável do Estado.

“Os projetos apresentados durante as reuniões do Cepe são de fundamental importância para o estado de Alagoas. Não podemos falar em desenvolvimento sem falar na melhoria do nosso sistema energético. Todos aqui influenciam diretamente nessa melhora contínua e na busca por alternativas por meio de energias renováveis", pontua a secretária.

Essa foi a 46ª Reunião Ordinária do Cepe e contou com a participação da presidente do Conselho, Caroline Balbino; do superintendente de Energia e Mineração, Bruno Macedo, além de gestores da Equatorial, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), da Federação das Indústrias de Alagoas (Fiea), Secretaria da Fazenda do Estado de Alagoas (Sefaz), Cesmac e Sociedade Civil.

Durante o encontro, algumas pautas pertinentes ao desenvolvimento da matriz energética de Alagoas foram debatidas, como o Plano Nordeste Potência, o Balanço de Investimentos da Equatorial Alagoas e o Hub Energético Origem Energia. Além disso, foi assinada a ata da 45ª Reunião Ordinária do colegiado.

O Cepe

O Conselho Estadual de Política Energética foi criado pela Lei Estadual nº 6.878 e atua como órgão colegiado e consultivo ao Governo de Alagoas. Suas ações são pautadas em assessorar e deliberar a proposição de políticas públicas com foco nas energias em âmbito estadual, integrado ao desenvolvimento regional e nacional. Seu objetivo principal é acompanhar e planejar a matriz energética de Alagoas, com ênfase no potencial das energias e na integração dos nossos diversos segmentos.