Conselho Estadual de Economia Solidária se reúne pela primeira vez em 2023
Funcionando como instância consultiva e propositiva, o Conselho tem como objetivo apoiar ações para o fortalecimento da economia solidária em Alagoas

Durante a reunião, foram debatidas algumas pautas referentes ao desenvolvimento econômico do Estado
William Makaisy
William Makaisy / Ascom Sedics
Com um olhar social ao desenvolvimento econômico de Alagoas, o Conselho Estadual de Economia Solidária (CEES) se reuniu, na manhã desta segunda-feira (30), na Sala dos Conselhos, na sede da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), em Jaraguá. Essa foi a primeira reunião do Conselho em 2023 que, com a nova gestão estadual do Governo Paulo Dantas, passa a fazer parte da Sedics.
De acordo o secretário Executivo de Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária da Sedics/AL, Adalberon Sá, com a criação de uma secretaria executiva voltada ao setor, o conselho e as pautas do segmento estarão cada vez mais em local de protagonismo.
“O feito inédito da criação de uma secretaria executiva voltada para a economia solidária vai ser fundamental para o andamento deste conselho que tem também como objetivo o fortalecimento da relação com essas entidades. A ideia é que possamos manter ele cada vez mais ativo, trazendo discussões e propostas que beneficiem ainda mais o segmento e o povo alagoano”, disse Adalberon.
Para o presidente do Conselho Estadual de Economia Solidária, Edimir da Silva, o encontro dos membros do conselho é fundamental para a prospecção das novas ações em 2023.
“Como todo conselho que tem como essência a participação da sociedade civil no diálogo com o poder público, a importância do CEES hoje é ser o pontapé para que possamos elaborar políticas públicas para desenvolver a economia solidária em território estadual, principalmente auxiliando na vida dos alagoanos que precisam de trabalho e qualidade de vida”, explicou Edimir.
Durante a reunião, foram debatidas algumas pautas referentes ao desenvolvimento econômico do Estado, como a estruturação da nova Secretaria Executiva de Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária; a votação do regime interno; apresentação do novo plano de trabalho do Conselho e a criação de uma Comissão para análise e revisão da legislação estadual da economia solidária.
CEES
Criado em janeiro de 2014, o Conselho tem como objetivo acompanhar e fiscalizar a execução da Política Estadual de Economia Solidária. Hoje, o CEES faz parte da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics) e promove a normatização das ações e regulamentação dos serviços prestados pelos empreendimentos econômicos solidários.
Editorias
AgriculturaAlagoas Sem Fake
Assistência Social
Concursos e vagas
Covid-19
Cultura
Desenvolvimento Econômico
Desenvolvimento Humano
Direitos Humanos
Educação
Emprego e Inclusão Social
Esporte
Gestão e Finanças
Infraestrutura
Institucional
Justiça e Controle Interno
Meio Ambiente
Órgãos colegiados
Saúde
Segurança
Serviços
Tecnologia e Inovação
Transporte
Turismo
Utilidade Pública