05/05/2023 10:48 | Desenvolvimento Econômico

Conselho Estadual de Economia Solidária discute resultado das ações para melhoria do segmento

Encontro teve como pauta as visitas técnicas às cooperativas e a regulamentação de um Fórum focado em economia solidária


Durante a reunião, foram debatidas pautas referentes ao desenvolvimento da economia solidária no estado

William Makaisy


William Makaisy

O Conselho Estadual de Economia Solidária (CEES) se reuniu nessa quinta-feira (04), na sede da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), no Jaraguá, para discutir futuras ações para o desenvolvimento do segmento.

  

De acordo com o presidente do Conselho, Edimir da Silva, através das reuniões o Conselho consegue buscar saídas para melhorar a condição dos empreendimentos econômicos e solidários de Alagoas.

 

 “É muito bom estar se reunindo aqui com o pessoal nesse conselho, que reúne o poder público e as organizações populares que trabalham com economia solidária, para que possamos discutir políticas públicas que possam ser utilizadas para trazer melhorias e valorizar o segmento. Após um tempo sem muita funcionalidade, voltamos a garantir as reuniões mensais com foco em resultados e políticas públicas efetivas”, destaca.

 

 Durante a reunião, foram debatidas pautas referentes ao desenvolvimento do setor no estado, como os resultados das ações e visitas técnicas à cooperativa das marisqueiras; as leis ligadas ao segmento (Lei Estadual de Economia Solidária, Lei de Criação do Conselho e regime interno do Conselho); o planejamento do Fórum de Economia Solidária e os Informes Institucionais do Programa Catamais.


CEES


Criado em janeiro de 2014, o conselho tem como objetivo acompanhar e fiscalizar a execução da Política Estadual de Economia Solidária. Hoje, o CEES faz parte da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics) e promove a normatização das ações e regulamentação dos serviços prestados pelos empreendimentos econômicos solidários.