12/06/2023 16:55 | Desenvolvimento Econômico

Conselho Estadual de Cooperativismo discute ações para desenvolvimento da categoria

Entidade é formada por representantes da sociedade civil, cooperativas alagoanas e secretarias estaduais


Lucas Meneses / Ascom Sedics


Isabella Padilha e William Makaisy / Ascom Sedics

O Conselho Estadual do Cooperativismo (Conecoop) se reuniu, na tarde desta segunda-feira (12), na sede da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), para a segunda reunião do Conselho em 2023. O encontro foi marcado pela discussão de estratégias de fomento para o segmento cooperativista. 


Presidido pela secretária da Sedics, Caroline Balbino, a segunda reunião debateu as ações realizadas pelos grupos de trabalho definidos pelos conselheiros e a realização do Encontro de Cooperativas de Alagoas.


De acordo com Caroline Balbino, o encontro do Conselho é fundamental para construção de uma ponte entre o Governo de Alagoas e as cooperativas do estado, pensando em políticas públicas eficientes e que façam a diferença. 


“O Conecoop é um instrumento importante para as cooperativas de Alagoas. É através dele que discutimos as políticas de fomento para o setor, trazendo as ideias de membros da sociedade civil e de algumas secretarias que formam o governo do Estado. Esta é a segunda reunião do ano e já saímos daqui com projetos e ideias para executar. Estamos juntos trabalhando pelo desenvolvimento do segmento cooperativista de Alagoas”, destaca Caroline Balbino. 


Conecoop

Encabeçado pela Sedics, o Conecoop conta com a participação das secretarias de Estado da Saúde (Sesau), do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq), da Agricultura e Pecuária (Seagri), do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj), da Educação (Seduc) e da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades). Também marcam presença as duas entidades que representam o cooperativismo em Alagoas – Organização das Cooperativas do Estado de Alagoas (OCB) e a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária em Alagoas (Unicafes/AL).