25/10/2023 18:26 | Tecnologia e Inovação

Conselho de Governança recebe projeto preliminar da Estratégia do Governo Digital de Alagoas

Em iniciativa pioneira no estado, governo segue na consolidação da transformação digital dos serviços públicos


Projeto conta com o auxílio das renomadas empresas TDS Company e Porto Marinho

Ascom Seplag


Ascom Seplag

O Estado de Alagoas realizou um feito inédito nesta terça-feira (25) ao finalizar a versão preliminar da Estratégia de Governo Digital. A iniciativa histórica vai modernizar, ampliar e gerar menos burocracia nos serviços públicos oferecidos à população. O documento será analisado pelo Conselho Estadual de Governança Eletrônica (Consege) antes de ser encaminhado para a aprovação do governador Paulo Dantas.

 

A Estratégia de Governo Digital de Alagoas é coordenada tecnicamente pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), e conta com a participação direta de 18 secretarias e órgãos do estado. O estudo tem o auxílio das empresas TDS Company e Porto Marinho, referências no Brasil em consultoria estratégica na área digital. Na reunião, as companhias foram representadas por Cláudio Marinho e Silvio Meira, dois dos fundadores do parque tecnológico Porto Digital de Recife.

 

“Estamos unindo forças com outras secretarias estaduais e contando com o apoio de pessoas que possuem uma longa experiência no assunto, para desenvolver um serviço inovador e adaptado às necessidades dos alagoanos", destacou o secretário de Planejamento, Gabriel Albino.

 

Durante a reunião, foram apresentados os quatro objetivos estratégicos do projeto. O primeiro deles é o da experiência personalizada para o cidadão. Nele, incluem empatia, letramento digital e comunicação clara sobre o governo digital. O segundo objetivo trata sobre o engajamento dos servidores na transformação digital do estado. Já o terceiro, foca a governança baseada em dados e evidência. Por último, o projeto propõe desenvolver grandes infraestruturas digitais e públicas, que vão oferecer uma gestão mais eficiente e com maior independência do ponto de vista tecnológico.

 

Dentro das ações de modernização da entrega de serviços públicos em Alagoas, há projetos sugeridos como o "app 190", da Secretaria de Segurança Pública (SSP), que pode gerar uma comunicação mais ágil e direta com a população. Já na pasta da Educação, uma das estratégias é garantir mais integração entre as comunidades e a sala de aula, e implementar um sistema híbrido de ensino.

 

Ainda na estratégia, está prevista a Plataforma de Serviços Públicos Digitais do Governo de Alagoas. Este projeto vai proporcionar uma grande integração da oferta de serviços públicos e iniciativas voltadas para a segurança da informação e proteção de dados pessoais.

 

PARCERIA COM O BID

Para o grande projeto de transformação digital, o Governo de Alagoas conta também com a consultoria fundamental do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A parceria agrega um investimento inicial de 25 milhões de dólares, conforme acordado na Carta-Consulta aprovada pelo Ministério da Economia.

 

O acordo com o BID busca o fortalecer a governança e as capacidades digitais do governo, com a elaboração de estratégias de cibersegurança e de dados. Além disso, a consultoria propõe fortalecer as capacidades digitais dos servidores públicos, apoiar a gestão de políticas e a modernização do parque tecnológico do governo estadual.