15/09/2023 12:51 | Serviços

Conheça mitos e verdades sobre o Gás Natural Veicular

Algás esclarece as principais vantagens do GNV


Juan Barbosa (Agencia RBS)


Jaqueline Silva / Ascom Algás

O Gás Natural Veicular (GNV) ainda é rodeado de mitos sobre sua utilização. É comum ouvir que GNV prejudica a potência do motor ou até que afeta o desempenho do veículo. Tais afirmações são mitos e são perpetuadas por falta de conhecimento sobre o assunto, por esse motivo, a Algás reuniu alguns deles para que possam ser esclarecidos de uma vez por todas, veja só:

 

“O GNV afeta o desempenho do veículo”

O desempenho de um veículo a gás veicular depende da qualidade do processo de instalação do kit gás: a capacidade técnica da oficina instaladora, a tecnologia do Kit GNV adequada ao veículo, a qualidade dos componentes instalados e o pós-venda por eles oferecido. Dessa forma, a conversão por si só não afeta o desempenho do veículo. Além disso, o GNV – por ter uma queima mais limpa não poder ser adulterado – mantém as partes vitais do motor livre de resíduos, o que pode gerar um maior período entre as manutenções.

 

“Os veículos com GNV perdem potência”

Nos dias atuais existem equipamentos modernos o bastante para a conversão dos veículos que, devido ao desenvolvimento da tecnologia, minimizam a perda de potência ao ponto de poder ser comparado à gerada pelo uso do ar condicionado, quase imperceptível.

 

“Já economizo, pois uso etanol

Informação equivocada, uma vez que o GNV rende mais que o etanol. Atualmente usa-se como referência os números de 7km/etanol e 13km/GNV. Dessa forma, mesmo que nas bombas os valores estejam parecidos, o GNV é mais econômico por render mais. Além dessa economia, em Alagoas ainda é possível ter desconto de até 54% sobre IPVA, disponível para todos os usuários de gás natural veicular, aumentando ainda mais a economia do usuário.

 

“Não há estações de gás suficientes para atender a demanda dos veículos”

Há vários anos poderia se afirmar que a oferta era pequena devido a ser o início das operações, o que levava a não haver tantos postos GNV. No entanto, no decorrer dos anos a Distribuidora de Gás de Alagoas investiu muito e hoje, são 34 postos operando. Sendo 25 na capital e 9 no interior. Podemos afirmar então que não é mais real a ideia de filas para abastecimento.

 

“Vou perder espaço no porta-malas do meu carro”

Não é apenas no porta-malas que o cilindro pode ser instalado. Para pick-up, uma opção é na caçamba e no geral, também existe a opção de ser instalado por baixo do carro. Os três processos de fixação devem estar em conformidade com a Norma Brasileira NBR 11353-5. É muito importante buscar oficinas credenciadas pelo Inmetro e ter total segurança na utilização do GNV.

 

“O GNV não é seguro”

De início, já podemos afirmar que não existe risco de combustão acidental no momento do abastecimento, pois não há contato do combustível com o ar, e quanto à instalação, O GNV segue rígidos processos de segurança, passando por duas vistorias anuais e um teste de cilindro a cada cinco anos. Além disso, o GNV se dissipa no ar.


É importante dar ênfase ao fato de que o GNV compensa não apenas pelo menor preço, além de tudo, ele é um combustível “limpo”, praticamente sem emissão de monóxido de carbono. Sendo uma alternativa aos combustíveis poluentes e, consequentemente, melhorando a qualidade de vida.