18/04/2022 16:56 | Cultura

Confira os prazos: Aberta a temporada de editais para os segmentos culturais em Alagoas

Certames da Mostra Alagoana de Dança, Festival de Música Em Cantos, Registro do Patrimônio Vivo e Projeto Quinta no Arena estão com inscrições abertas


18ª Mostra de Dança fomenta o intercâmbio de diferentes técnicas e estilos entre grupos, artistas, companhias da capital Maceió, do interior de Alagoas

Ascom Secult


Camylla Thomasya / Ascom Secult

A cultura em Alagoas ganha impulso com investimentos do Governo do Estado. Para fortalecer e dá visibilidade aos segmentos culturais, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e da Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal), estão com inscrições gratuitas abertas para os editais da 18ª Mostra Alagoana de Dança, do V Festival de Música Popular Em Cantos de Alagoas, do Registro do Patrimônio Vivo e do Projeto Quinta no Arena, que selecionarão propostas e artistas de segmentos diversos para o desenvolvimento de atividades culturais. 

Para a secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas, apoiar projetos nas mais variadas áreas artísticas, através de editais públicos, reafirma o compromisso da Secretaria da Cultura em disseminar e promover a arte no Estado. “Os nossos editais tem o objetivo de contemplar de forma democrática os nossos fazedores de cultura, buscando estimular a produção e a valorização da cultura local e incentivando a diversidade e a preservação de identidades culturais, bem como garantindo à população contato com o fazer artístico de qualidade”, destacou a titular da pasta.

 

Festival de Música Popular Em Cantos de Alagoas


O Festival tem como objetivo incentivar os artistas locais em suas produções, dando visibilidade àqueles que fortalecem a cultura musical alagoana, levando o melhor dela num evento feito especialmente para a população de nosso estado. 

 As inscrições  estão abertas até o dia 31 de maio. Cada proponente poderá inscrever uma música para concorrer a uma das cinco premiações dispostas pelo júri, ou ainda nas categorias de Melhor Música, Melhor intérprete, Melhor Letra e Melhor Arranjo.

O festival será realizado no período de 2 de julho a 30 de julho de 2022, e, pela primeira vez, o evento passará pelo interior, com a fase eliminatória em quatro regiões alagoanas (Metropolitana, Agreste, Baixo São Francisco e Alto Sertão), ficando definidas as cidades de Piranhas, Piaçabuçu, Arapiraca e Barra de Santo Antônio. A final acontecerá na capital, Maceió.      

O edital na íntegra pode ser acessado no endereço: http://www.cultura.al.gov.br/editais-e-concursos/2022/edital-no-04-2022-v-em-cantos-de-alagoas-festival-de-musica-popular-alagoana 

 

18ª Mostra Alagoana de dança 

 Com o intuito de promover o segmento artístico da dança em Alagoas, este certame pretende fomentar o intercâmbio de diferentes técnicas e estilos entre grupos, artistas, companhias da capital Maceió, do interior de Alagoas e outros Estados da Federação. 

O evento será realizado no período de maio e junho de 2022. Poderão se inscrever na Mostra escolas de dança, grupos amadores ou profissionais, bailarinos profissionais ou não, residentes em Alagoas, em todas as modalidades cênicas. Cada grupo, artista ou companhia poderá inscrever até (2) duas coreografias. O prazo de inscrições vai até o dia 22 de abril. 

O edital na íntegra pode ser acessado no endereço: http://www.cultura.al.gov.br/editais-e-concursos/2022/edital-no-02-2021-mostra-alagoana-de-danca 

 

Registro do Patrimônio Vivo 

Também está disponível para inscrições o Edital que selecionará os novos Mestres do Patrimônio Vivo do Estado de Alagoas. O certame pretende preencher dois cargos no Livro de Registro. 

O inscrito deverá ter conhecimentos ou as técnicas necessárias para a produção e preservação de aspectos da cultura tradicional e popular de uma comunidade estabelecida no Estado de Alagoas. Buscam-se personalidades das áreas de: Danças e Folguedos da Cultura Popular, Literatura Oral e/ou Escrita, Gastronomia, Música, Artes Cênicas, Artesanato, dentre outras. 

Para comprovação de seus conhecimentos, é preciso que o inscrito tenha participação em atividades culturais há mais de 20 (vinte) anos e estar capacitado a transmitir seus conhecimentos ou suas técnicas à sociedade, de forma presencial e/ou por intermédio dos mais diversos meios de comunicação. 

O prazo de inscrições vai até 04 de maio, e a documentação deve ser entregue apenas presencialmente de segunda a sexta-feira das 09h às 14h, no Setor de Protocolo da Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas – SECULT, situada na Pç. Marechal Floriano Peixoto, 517, Centro, Maceió/AL.

 Confira o edital na íntegra no endereço: http://www.cultura.al.gov.br/editais-e-concursos/2022/edital-no-03-2022-2013-secult-al-edital-de-inscricao-no-registro-do-patrimonio-vivo-do-estado-de-alagoas-rpv-al-2022 

 

Projeto Quintas No Arena


 A Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas abre inscrições lançou o edital Quintas no Arena para o exercício de 2022. O certame visa promover a democratização do palco do Teatro de Arena Sérgio Cardoso, valorizar a produção artístico-cultural do estado de Alagoas, através das categorias de Artes Cênicas (Teatro, Dança e Circo) e Música (Popular e Erudita);

Poderão participar deste projeto, trabalhos solo ou núcleos artísticos independentes e produções nas áreas de artes cênicas e música que não sejam resultado do trabalho permanente de grupos e/ou companhias, o proponente poderá inscrever até dois projetos. 

O resultado inicial do edital sairá no dia 27 de maio com a lista dos habilitados e inabilitados. Em seguida, será aberto o período de recursos, nos dias 30 e 31 de maio. A avaliação dos recursos é feita entre os 1 e 2 de junho e enviada a resposta aos proponentes. Após essas etapas, acontecerá a divulgação do resultado final no dia 06 de junho.

As inscrições serão feitas exclusivamente por meio do encaminhamento do projeto técnico e documentação jurídica pertinente ao e-mail: ditealinscricao@gmail.com 

 

Confira todas as informações no endereço: http://www.diteal.al.gov.br/edital-quintas-no-arena-2022/